Catálogo do Sistema Solar ajudará a encontrar exoplanetas

Foto: Reprodução

O objetivo do catálogo é descobrir se um astro específico é parecido com planetas já conhecidos

Com a intenção de descobrir a existência de um planeta orbitando estrelas além do Sol, os chamados exoplanetas, os cientistas Lisa Kaltenegger e Jack Madden do Instituto Carl Sagan, em Cornell, decidiram criar um catálogo detalhado dos planetas do Sistema Solar.

Os cientistas se basearão em fatores como cor, brilho e espectro (espécie de luminosidade da atmosfera dos planetas) para que esse apanhado ajude na busca dos astros. O estudo foi publicado no periódico científico Astrobiology.

Foto: Jack Madden

A ideia é comparar os dados obtidos pelo telescópio, usando o catálogo para iluminar os astros, caso seus dados sejam similares aos planetas já conhecidos. Com ele é possível descobrir se um exoplaneta específico pode ser parecido com Júpiter, por exemplo, ou até mesmo com a Terra.

Telescópios espaciais como o Kepler, por exemplo, e o TESS, que acaba de iniciar suas atividades para dar continuidade à missão do Kepler serão utilizados.

Os autores do estudo analisaram dados do Sistema Solar para criar impressões digitais de 19 objetos. Vale destacar que os planetas-anões Plutão e Ceres, e nove luas estão inclusos no calendário.

*Com informações da Gizmodo

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!