Carnaval 2018: Desfiles das escolas de samba de Vitória sexta (2) e sábado (3)

Foto: Arquivo Next

Os desfiles ocorrerão em dois dias no Sambão do Povo, em Mário Cypreste, na Grande Santo Antônio

O Carnaval está se aproximando, mas em Vitória já está tudo pronto para a festa começar. Os desfiles das escolas de samba serão realizados nesta sexta-feira (02) e sábado (03), a partir das 21h, no Sambão do Povo, em Vitória, e promete levar muitas alegrias aos foliões que passarem por lá.

No primeiro dia, desfilam as escolas de samba do Grupo de Acesso. Nesta ordem: Tradição Serrana, Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais e Chegou o que Faltava. Confira os enredos aqui.

Foto: Arquivo Next

Já no segundo dia, é a vez das agremiações do Grupo Especial brilharem na avenida. Desfilam, nesta ordem, Andaraí, Novo Império e Unidos da Piedade. A ganhadora do Carnaval no ano passado, Boa Vista, vem seguida pela Mocidade Unida da Glória, Pega no Samba e Unidos de Jucutuquara.

Antes de cair na folia, veja a ordem dos desfiles, saiba as linhas de ônibus que farão o transporte dos foliões, além de informações sobre limpeza e segurança do evento.

Ingressos

Para aqueles que deixaram para última hora não precisam se preocupar, pois ainda há ingressos disponíveis. Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Rogério Sarmento, é possível adquirir os ingressos para arquibancada nas casas lotéricas de todo o país.

São aproximadamente 1.000 ingressos disponíveis para compra e o valor gira em torno de R#35,00. Os ingressos de mesas de pista para o desfile de sábado (03) já estão esgotados.

Julgamento

As escolas vão ser julgadas por uma equipe de 27 jurados de São Paulo, divididos em três cabines ao longo do Sambão do Povo, e que terão a missão de avaliar, com notas que vão de nove a dez, com a variação de uma casa decimal, nove quesitos: bateria, samba de enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A apuração acontecerá na próxima quarta-feira (07), às 15 horas.

Segurança

Quanto a segurança do local, os foliões não precisam se preocupar.  Por meio das mídias sociais, o Corpo de Bombeiros Militar informou que o local está propício para o evento. A mensagem informa que “a organização do Carnaval 2018 cumpriu todos os requisitos recebimento do Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros (ALBC)”.

Além disso, 98 agentes de proteção comunitária e 116 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos nos dois dias de folia, nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e diversos setores, proporcionando segurança a todos que forem à festa. A unidade móvel de videomonitoramento da Guarda também estará presente no evento.

Transporte

Os foliões que forem assistir aos desfiles contarão com 29 linhas do Sistema Transcol para chegar até o Sambão do Povo, onde as 14 agremiações se apresentarão. Entre meia-noite e 4h40, será disponibilizado o serviço noturno, caso os foliões desejem retornar aos lares antes do término dos desfiles. A partir das 4h40, toda a frota começa a circular normalmente.

Além disso, haverá 12 carros de reserva nos terminais de integração, que poderão ser acionados caso haja aumento de demanda durante o evento.

Os coletivos noturnos de Vitória, também conhecidos como “bacurau”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando nas proximidades do Sambão.

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) informou que o ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio – Centro, na avenida Robert Ewald.

Os fiscais da Setran também fiscalizarão os pontos de táxi, que contará com a capacidade de 20 carros por espaço. Serão dois pontos: um na altura do Carmélia e outro na área de dispersão do Sambão, em frente ao antigo Cais do Hidroavião.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) informou que no sábado (03), três equipes com dois caminhões-pipa, dois caminhões compactadores e um caminhão-baú farão a limpeza do entorno do complexo e da orla da baía de Vitória. Já no domingo (4), serão quatro equipes e mesmo número de veículos para deixar a área externa do local limpa.

O que pode levar ao Sambão

Durante o evento, será permitido entrar com duas garrafas plásticas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (sanduíches salgados ou frutas). Não será permitido entrar com garrafas de vidro, caixa de isopor e/ou caixas térmicas, apenas bolsa térmica.

Crianças e adolescentes poderão assistir aos desfiles com a presença e adultos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Menores de dezesseis anos de idade, e desacompanhados a partir dessa idade, deverão portar o documento de identificação.

Confira a ordem dos desfiles e programe-se!

02 de fevereiro (Sexta-feira)

Tradição Serrana

Barreiros

Rosas de Ouro

Imperatriz do Forte

São Torquato

Chega Mais

Chegou o que Faltava

03 de fevereiro (Sábado)

Andaraí

Novo Império

Unidos da Piedade

Boa Vista

Mocidade Unida da Glória

Pega no Samba

Unidos de Jucutuquara

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!