27.1 C
Vitória
segunda-feira, 18 março, 2024

Afonso Cláudio, a nova capital estadual da biodiversidade

Clima tropical de montanha, mirantes, pontos de observação de aves e plantas chamam a atenção dos turistas que vão a Afonso Cláudio, nas montanhas capixabas.

Na cidade, o segundo idioma mais falado é o alemão, o que é explicado pelo fato de grande parte da população local ser descendente de germânicos e italianos.

As grandes riquezas naturais também tornaram o município rico campo de estudo para biólogos e pesquisadores. Após um levantamento de dados feito para um atlas, foi descoberto que a área abriga espécies endêmicas e aves raras da Mata Atlântica. Assim, a região, antes conhecida como “cidade das cachoeiras” – por conta do grande número de quedas-d’água –, ostenta hoje o título de Capital Estadual da Biodiversidade. A quantidade de visitantes que buscam locais com natureza preservada aumenta a cada ano, impulsionada pelo agroecoturismo promovido principalmente pelas propriedades particulares.

- Continua após a publicidade -

Para aproveitar cada cantinho, basta procurar a Associação Turística local. No site da instituição, tem dicas de hospedagem, gastronomia, passeios e muito mais. Ah, a instituição ainda entra em contato com cada produtor rural envolvido nessa iniciativa para que você tenha acesso livre às belas paisagens.

Chegando à cidade, em meio a montanhas e árvores da estrada, logo surge a Pedra Três Pontões – monumento natural símbolo do município que abriga o ninho da águia-chilena. Uma das propriedades mais procuradas é o Cantinho Três Pontões, que dá acesso à trilha por onde se chega à formação rochosa.

Afonso Cláudio
Ver a cidade de cima é ainda mais lindo – Foto: Eduardo M. Damm

Não pude ir embora sem fazer esse percurso. Foram quatro horas de caminhada, mas a vista final é de tirar o fôlego. Caso queira curtir a paisagem sem ter que andar muito, existe uma estrada alternativa que pode ser percorrida de carro. O ponto final fica a 1.100 metros de altura, onde é possível ver o pico da pedra de perto. O local também possui hospedagem e restaurante. Então, para quem gosta de contemplar a natureza, essa é uma dica e tanto.

Outro ponto muito visitado é a propriedade do agricultor Atílio Zibell, que ajuda na preservação das aves, matas e nascentes. Por meio de orientações de biólogos, ele passou a oferecer frutas como alimento para os lindos beija-flores e outros pássaros que passam por lá. Todo esse cuidado fez com que os animais se aproximassem cada vez mais. Lá há também um mirante que faz o visitante se sentir ainda mais perto do céu. É verde para todo lado. Natureza sem fim. Paisagem única de deixar qualquer um boquiaberto.

A maioria dos habitantes investe na preservação da fauna e da flora. Os moradores apreciam a natureza a partir do próprio lar e fazem de tudo para conservar tamanha beleza. Sem dúvida alguma, conhecer Afonso Cláudio foi uma experiência inesquecível. É simplesmente viver em um estado pleno de contemplação.

História

Em 2005, o alemão Rolf Hoffman criou o Museu das Grandes Guerras. Ele trouxe mais de 3 mil peças que já estiveram em campos de batalha. Muitos objetos são de herança da família, pois o avô lutou na Primeira Guerra Mundial, e o pai, na Segunda.

O tour é feito pelo alemão, acompanhado da esposa, pois ele ainda não sabe falar português. É incrível ver como Hoffman preparou cada detalhe com muito carinho, expressando os momentos difíceis que a família passou. Ele está sempre comprando manequins novos e ajustando roupas e peças que retratam a história das guerras. O museu está localizado na BR-484.

Cultura

Para conhecer um pouco mais sobre a história e as tradições da cidade, basta ir à Casa da Cultura Eunice Siqueira Tristão. Lá você encontra um acervo variado de livros e atividades culturais. A entrada é gratuita, e as visitas são guiadas. Endereço: Avenida Presidente Vargas, Centro.

Clima

Apesar de o município estar localizado na região serrana, a temperatura varia muito durante as estações. No verão pode atingir 37ºC, mas em outras épocas é possível ficar abaixo de 18ºC. Isso por conta da altitude e do relevo. Então, prepare-se e leve roupas tanto para os dias frios, quanto para os quentes: a temperatura pode ser uma durante o dia e outra à noite. É melhor se prevenir.

Afonso Cláudio
Inaugurada em 1937, a Igreja São Sebastião segue até hoje com sua arquitetura preservada – Foto: Secretaria de Turismo de Afonso Cláudio
Religião

Em frente à Praça Adherbal Galvão, no Centro da cidade, está a Igreja Matriz São Sebastião. Com arquitetura preservada e um imponente relógio suíço dos anos 1950, a construção rouba os olhares dos turistas. Nas paredes e também no teto, está pintado o batismo de Jesus. No altar, bem ao centro, fica a imagem esculpida em madeira de São Sebastião, padroeiro do município.

Hospedagem

A cidade possui opções de hospedagem superaconchegantes. Fiquei na Parada da Serra, na ES-484, que é pousada, restaurante e lanchonete. Lá fui recebida de braços abertos, o que tornou minha passagem ainda mais acolhedora.

O almoço do domingo é especial e conhecido por toda a cidade. A comida feita no fogão à lenha é uma delícia. Durante a noite, funciona a lanchonete, e a minha dica nesse espaço é o pastel de vento. São diversos sabores. A receita é de família – tentei descobrir, mas não contam de jeito nenhum. Você já viu pastel de hot dog? E de tilápia? Um tanto inusitado, vale muito a pena provar. A equipe me ajudou em todo o deslocamento e não deixou nenhum ponto passar despercebido. Aliás, toda a população de Afonso Cláudio é muito receptiva e fez com que esse passeio se tornasse inesquecível.

E aí? Gostaram? Para quem é amante da natureza, tenho certeza que esse é o destino certo! As opções de hospedagem estão nos sites da prefeitura e da Associação Turística. Para informações adicionais, entre na página www.afonsoclaudio.tur.br.


Como chegar

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -