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sábado, 27 abril, 2024

Vitória: Intenção de consumo atinge maior nível em setembro

A Intenção de Consumo das Famílias cresceu 4,4% em setembro atingindo seu maior patamar desde 2014

Por Amanda Amaral 

Os capixabas residentes em Vitória estão com mais disposição para consumir. É o que indica a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que atingiu em setembro seu maior nível para o mês desde 2014, registrando 82,4 pontos.

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O estudo é realizado pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). As piores marcas da série histórica foram em 2017, com média anual de 45,3 pontos, e em 2018, média anual de 47 pontos.

Na comparação entre setembro e agosto, o crescimento do ICF foi de 4,4%. Já se comparado ao mesmo mês em 2021, houve alta de 14,7%. As famílias de Vitória também tiveram percepção de aumento no consumo. Isso porque o subíndice do indicador, Nível de Consumo Atual, foi o que apresentou a maior elevação (8,1%) e marcou 61,7 pontos.

Na variação anual, o que apresentou a maior alta foi o componente Emprego Atual (23,4%), que registrou 112,2 pontos. Todos os outros cinco subíndices pesquisados cresceram tanto na comparação com o mês anterior, quanto frente ao mesmo mês em 2021.

Segurança e otimismo

“A melhora nas variáveis de emprego e renda contribuíram para essa maior disposição de consumo, deixando as famílias mais seguras e otimistas com sua capacidade de compra”, informa a análise da Fecomércio-ES.

Vitória: Intenção de consumo atinge maior nível em setembro
Para a pesquisa, são entrevistadas 500 famílias residentes no município de Vitória. Foto: Divulgação/PMV

O levantamento de setembro mostrou de forma mais efetiva os reflexos da queda da inflação na confiança dos consumidores, corroborada pelo aumento significativo da avaliação do nível de consumo atual, de acordo com a Federação.

“Neste segundo semestre, esse resultado se soma ainda ao efeito dos programas de suporte à renda. A tendência de alta da intenção de consumo deve se manter nos próximos meses e garantir um final de ano bastante positivo”, explica a pesquisa da Fecomércio-ES.

Contudo, a intenção de consumo em Vitória oscila no nível de insatisfação, abaixo de 100 pontos, desde fevereiro de 2015. ICF varia de 0 a 200 pontos. Insatisfação total é abaixo de 0 pontos, indiferença são 100 pontos e acima de 200 pontos significa satisfação total em consumir.

No Brasil

No Brasil, o ICF subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos, seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano. Na comparação com setembro do ano passado, o crescimento foi de 16,5%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Chamam atenção, a alta em Perspectiva Profissional, que subiu 1,4% no mês após queda em agosto, e alta na comparação anual de 25,3%. O subíndice Renda Atual subiu 2,1% em setembro e na comparação com o mesmo mês em 2021, cresceu 25,6%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de ICF é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. Em âmbito nacional, a coleta é feita pela CNC.

Com informações da Fecomércio-ES e CNC. 

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