25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Violência contra idosos: por que tantos casos não são denunciados?

Violência contra idosos é crime. Hoje, dia 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data ganha atenção especial principalmente durante este período de isolamento social.

Por Munik Vieira

Segundo a psicanalista Alcione Vasconcellos, este é um momento onde as pessoas estão mais tempo em casa, ou seja, impõe às vítimas um convívio mais intenso junto ao agressor.

- Continua após a publicidade -

“Sem o escape do social, as divergências se ampliam. Os idosos, principalmente, precisaram se isolar muito, se tornaram dependentes dos familiares para lhes trazer compras, levar ao médico, se tornaram ansiosos temendo por sua própria vida e de seus filhos e netos. Tudo esse quadro favorece as desavenças, impaciência, e algumas vezes acarreta até mesmo violência física”, destaca.

Em 2020, a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi) registrou 1,9 mil denúncias envolvendo crimes contra idosos no Espírito Santo. Foram denúncias de ameaças, lesões corporais, negligências, crimes contra a hora, entre outros.

No mesmo período, em 2019, a delegacia recebeu 2,3 mil denúncias de violência contra idosos. Isso significa uma redução de cerca de 16% em 2020. Entretanto, para a especialista, isso não quer dizer que idosos estejam sendo melhor tratados, mas sim que estão com um maior receio de realizar as denúncias.

Por que tantos casos não são denunciados?

Para a psicanalista Alcione, existe a questão da dependência de outras pessoas. Muitos idosos deixam de realizar denúncias por sentirem medo ou vergonha em apresentar queixa, ou até mesmo um receio de que os agressores possam ser punidos de forma severa.

“Os idosos por sua vez, se tornam dependentes do afeto de seus filhos e netos. A solidão para eles é a maior ameaça. Por isso, normalmente têm dificuldade de denunciar as agressões. Sempre desculpam seus filhos e netos. O medo de perder o amor deles é o maior obstáculo”, afirma a especialista

Como denunciar

Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o Disque 100. Não é necessário se identificar. O serviço é prestado 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados.

Quais são os tipos de violência contra a pessoa idosa?

  • Violência Física;
  • Violência Psicológica;
  • Negligência;
  • Violência Institucional;
  • Abuso financeiro;
  • Violência patrimonial;
  • Violência sexual;
  • Discriminação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA