24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Vila Velha será toda iluminada por lâmpadas de LED

Parceria público-privada vai investir R$ 121 milhões e terá leilão na Bolsa de Valores. A nova iluminação pública de Vila Velha será base para cidade inteligente


Vila Velha será toda iluminada por lâmpadas de LED. A garantia foi dada na manhã desta terça-feira (1º), durante o lançamento da Consulta Pública, pela Prefeitura de Vila Velha, para colher opiniões da sociedade e interessados.

O processo se dará por meio de uma Parceria Público-Privada da Iluminação Pública, em que serão investidos R$ 121 milhões para trocar todas as luminárias e lâmpadas. Após cerca de 18 meses do início da operação, todos os equipamentos da iluminação pública estarão renovados, passando de 35 mil para 49 mil pontos de iluminação nas cinco regiões do município, inclusive em localidades rurais.

- Continua após a publicidade -

Prefeito Max Filho na coletiva sobre nova iluminação na cidade

“A gente vai dar um salto de qualidade importante, substituir todo o parque de iluminação gerando melhor luminosidade, índice de reprodução de cores melhor definido, redução do zebramento, que é aquela parte escura da iluminação. Teremos uma cidade muito melhor iluminada, com desdobramento direto na segurança do cidadão, na defesa social. As pessoas podendo circular à noite com mais segurança, além da redução da consumo da energia em torno de 50% em relação ao gasto atual, entre outros fatores”, garante o prefeito Max Filho.

Cidade toda iluminada

Todas as praças e ciclovias serão contempladas. A estrutura vai permitir implantar ferramentas de cidades inteligentes. No dia 17 de outubro a prefeitura realizará uma Audiência Púbica para apresentar o tema.

A modelagem da licitação foi coordenada pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e elaborada pelo consórcio Ernst & Young, Ilumisul e Diamantino advogados. A operação vai à leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bolsa, Balcão, Brasil – B³), sendo que o modelo de negócio adotado permite gerar economia no consumo de energia de aproximadamente 50%.

Serão equacionados os pontos escuros da cidade e o Índice de Reprodução de Cor (IRC) igualando o padrão desse serviço em toda cidade. A mesma qualidade e intensidade da iluminação, para cada classificação de via, serão uma realidade em todos os bairros de todas as Regiões Administrativas da cidade.

A cidade terá muitos benefícios com o novo parque de iluminação. Impacto positivo em segurança pública, trânsito, valorização dos imóveis, comércio e nos serviços. Da mesma forma, o turismo será beneficiado, pois 24 monumentos históricos e culturais ganharão destaque com iluminação especial. Locais de grande visitação, como a Igreja do Rosário, a Casa da Memória e Ladeira das Sete Voltas, no Convento da Penha. Além disso, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Ponta da Fruta, entra nessa lista.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA