18.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 maio, 2020

Max Filho: “Mesmo com o maior número de infectados, Vila Velha segue medidas de prevenção”

Leia Também

Mais de 11 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Segundo o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destes 6.334 já estão curados.

Golden Tulip Porto Vitória inaugura espaço exclusivo para lives

O objetivo é disponibilizar infraestrutura tecnológica de ponta para encontros virtuais, como shows e transmissões corporativas, além de ensaios de grupos musicais. 

“Blitz do Bem” entrega kits de limpeza e máscaras, na Serra

Nesta quarta-feira (27), uma equipe do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde do município, distribuiu kits de limpeza e máscaras de proteção.

Observatório online ajuda a fortalecer a gastronomia regional

Com coordenação e execução da instituição, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à culinária.

Segundo o prefeito Max Filho, o município está engajado no enfrentamento da covid-19

Vila Velha é o município com o maior número de infectados pela covid-19, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Medidas estão sendo adotadas para proteger a população da doença que ainda não há cura.

Mas enquanto isso, quais as ações tem sido realizadas para o desenvolvimento da cidade? Em entrevista com o prefeito de Vila Velha, Max Filho, ele explica melhor como o município tem enfrentado o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e o que está sendo feito em diversas áreas. Acompanhe!

De acordo com o boletim divulgado pela Sesa, Vila Velha está a frente do total de infectados pelo novo coronavírus. Quais ações estão sendo feitas para o enfrentamento da covid-19?

Desde o início da pandemia, Vila Velha vem adotando todas as medidas preservativas possíveis, com estímulo e combate às aglomerações, suspensão de atendimento presencial ao público, mas sem interrupções dos serviços essenciais.

Adiamos prazos e processos administrativos, adiamos também o pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para junho. No sentido de orientar a população colocamos carros de som nas ruas, além de realizarmos a desinfecção de pontos de ônibus e ruas com produtos específicos para isso.

Nas feiras livres, colocamos pias portáteis para que haja a higienização das mãos na entrada e saída. Temos atuado em conjunto com o governo do Estado e o Ministério da Saúde no enfrentamento do novo coronavírus.

O período de isolamento social tem tirado muitas pessoas das ruas. Nesse contexto, a prefeitura tem realizado alguma obra, reforma em algum patrimônio, entre outras atividades?

Temos feito várias obras, mas nesse período alguns profissionais ficaram gripados e reduziram o ritmo. Mas, especialmente duas obras nós conseguiremos completá-las durante a pandemia, que é o Pronto Atendimento (PA) de Riviera da Barra e a nova Unidade de Saúde de Vila Batista, que deverá ser entregue no mês que vem.

imunização drive thru
A vacinação em Vila Velha foi realizada em sistema drive-thru para os idosos não se exporem. – Foto: Reprodução

Como está o índice de vacinação contra a influenza em Vila Velha? Algumas pessoas reclamam que faltam vacinas nas unidades de saúde do município.

As prefeituras recebem as vacinas e quem as remete é o Ministério da Saúde. Como a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada, os lotes foram sendo disponibilizados a medida que foram ficando prontos. Mas o nossa meta era alcançar 90% do público-alvo e Já ultrapassamos essa marca. Fizemos, inclusive, uma campanha de imunização em sistema drive-thru para que os idosos não precisassem se expor, já que são do grupo de risco. Vamos receber mais vacinas e vamos continuar a campanha.

Na área de educação, as aulas presenciais estão suspensas até dia 30 de abril. Há chance de prorrogar o prazo? Como a prefeitura tem mantido os alunos da rede municipal estudando?

Acredito na possibilidade de estender o prazo, sim. Compramos kits de merenda escolar para alunos de comunidade de maior vulnerabilidade social e garantimos esses materiais a 27 mil alunos. Além disso, criamos a plataforma online “Conectados da Vila” para que os alunos acompanhem conteúdos para evitar a evasão escolar. Ela começou a funcionar nesta segunda-feira (13) , mas nem todos os estudantes possuem computadores. Para isso, vamos providenciar o material impresso para que eles possam acompanhar as atividades. Lembrando que esse conteúdo não tem caráter de aprovação ou reprovação, é só para mantê-los informados sobre o conteúdo que será lecionado quando retornarem às atividades escolares.

O comércio em Vila Velha atua com algumas partes fechado e outras abertas. Como estão sendo fiscalizados os pontos comerciais? Há algum tipo de punição para quem não respeita o decreto estadual?

Todos os bares, restaurantes e demais estabelecimentos estão sendo fiscalizados e o descumprimento leva a prisão. Na última semana, foi realizada a prisão de um comerciante que desrespeitou as regras de funcionamento. Perdeu o alvará e não abriu mais. Depois desse episódio desencorajou outros comerciantes a abrirem nesse período.

Na segurança pública, como estão os índices de crimes? A Guarda Municipal tem registrado muitas ocorrências?

No ano passado, Vila Velha foi uma das cidades que ajudou a reduzir o índice de criminalidade no Estado. Em 16 anos, não havia registro de menos de 1 mil mortes violentas. Nesse momento de pandemia, houve recuo de violência, sim. Mas foram registrados arrombamentos em lojas, mas a Guarda Municipal está muito presente nas regiões e atua sempre em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Muitas pessoas ainda estão nas ruas e muitas não estão respeitando o isolamento social. O que o senhor poderia dizer as elas?

Recomendamos o isolamento social. Tem crescido cada vez mais, e Vila velha lidera o índice de quantidade de números absolutos. Proporcionalmente pela população, Vitória está na frente, mas Vila Velha está no ranking de números absolutos. A recomendação permanece. Temos desestimulado que as pessoas circulem e pedimos que saiam apenas em casos de necessidade para conter a curva de contágio e o sistema de saúde não seja colapsado.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Pesquisa revela que o empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Marcos Troyjo é eleito presidente do Banco do Brics

Troyjo sucederá o indiano Kundapur Vaman Kamath, primeiro a comandar o NDB, criado na reunião de cúpula do Brics de Fortaleza, em 2014

Aneel tenta reduzir reajustes tarifários para ex-distribuidoras da Eletrobras

Os contratos de concessão dessas distribuidoras, que foram vendidas em leilões realizados há dois anos, previa a possibilidade de que os novos operadores pedissem Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) para reconhecer os investimentos realizados na área de atuação das empresas

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Vida Capixaba

Golden Tulip Porto Vitória inaugura espaço exclusivo para lives

O objetivo é disponibilizar infraestrutura tecnológica de ponta para encontros virtuais, como shows e transmissões corporativas, além de ensaios de grupos musicais. 

“Blitz do Bem” entrega kits de limpeza e máscaras, na Serra

Nesta quarta-feira (27), uma equipe do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde do município, distribuiu kits de limpeza e máscaras de proteção.

Observatório online ajuda a fortalecer a gastronomia regional

Com coordenação e execução da instituição, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à culinária.

“Chapeuzinho Vermelho” é a próxima atração do Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.
Continua após publicidade