21.6 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Max Filho: “Mesmo com o maior número de infectados, Vila Velha segue medidas de prevenção”

Segundo o prefeito Max Filho, o município está engajado no enfrentamento da covid-19

Vila Velha é o município com o maior número de infectados pela covid-19, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Medidas estão sendo adotadas para proteger a população da doença que ainda não há cura.

Mas enquanto isso, quais as ações tem sido realizadas para o desenvolvimento da cidade? Em entrevista com o prefeito de Vila Velha, Max Filho, ele explica melhor como o município tem enfrentado o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e o que está sendo feito em diversas áreas. Acompanhe!

- Continua após a publicidade -

De acordo com o boletim divulgado pela Sesa, Vila Velha está a frente do total de infectados pelo novo coronavírus. Quais ações estão sendo feitas para o enfrentamento da covid-19?

Desde o início da pandemia, Vila Velha vem adotando todas as medidas preservativas possíveis, com estímulo e combate às aglomerações, suspensão de atendimento presencial ao público, mas sem interrupções dos serviços essenciais.

Adiamos prazos e processos administrativos, adiamos também o pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para junho. No sentido de orientar a população colocamos carros de som nas ruas, além de realizarmos a desinfecção de pontos de ônibus e ruas com produtos específicos para isso.

Nas feiras livres, colocamos pias portáteis para que haja a higienização das mãos na entrada e saída. Temos atuado em conjunto com o governo do Estado e o Ministério da Saúde no enfrentamento do novo coronavírus.

O período de isolamento social tem tirado muitas pessoas das ruas. Nesse contexto, a prefeitura tem realizado alguma obra, reforma em algum patrimônio, entre outras atividades?

Temos feito várias obras, mas nesse período alguns profissionais ficaram gripados e reduziram o ritmo. Mas, especialmente duas obras nós conseguiremos completá-las durante a pandemia, que é o Pronto Atendimento (PA) de Riviera da Barra e a nova Unidade de Saúde de Vila Batista, que deverá ser entregue no mês que vem.

imunização drive thru
A vacinação em Vila Velha foi realizada em sistema drive-thru para os idosos não se exporem. – Foto: Reprodução

Como está o índice de vacinação contra a influenza em Vila Velha? Algumas pessoas reclamam que faltam vacinas nas unidades de saúde do município.

As prefeituras recebem as vacinas e quem as remete é o Ministério da Saúde. Como a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada, os lotes foram sendo disponibilizados a medida que foram ficando prontos. Mas o nossa meta era alcançar 90% do público-alvo e Já ultrapassamos essa marca. Fizemos, inclusive, uma campanha de imunização em sistema drive-thru para que os idosos não precisassem se expor, já que são do grupo de risco. Vamos receber mais vacinas e vamos continuar a campanha.

Na área de educação, as aulas presenciais estão suspensas até dia 30 de abril. Há chance de prorrogar o prazo? Como a prefeitura tem mantido os alunos da rede municipal estudando?

Acredito na possibilidade de estender o prazo, sim. Compramos kits de merenda escolar para alunos de comunidade de maior vulnerabilidade social e garantimos esses materiais a 27 mil alunos. Além disso, criamos a plataforma online “Conectados da Vila” para que os alunos acompanhem conteúdos para evitar a evasão escolar. Ela começou a funcionar nesta segunda-feira (13) , mas nem todos os estudantes possuem computadores. Para isso, vamos providenciar o material impresso para que eles possam acompanhar as atividades. Lembrando que esse conteúdo não tem caráter de aprovação ou reprovação, é só para mantê-los informados sobre o conteúdo que será lecionado quando retornarem às atividades escolares.

O comércio em Vila Velha atua com algumas partes fechado e outras abertas. Como estão sendo fiscalizados os pontos comerciais? Há algum tipo de punição para quem não respeita o decreto estadual?

Todos os bares, restaurantes e demais estabelecimentos estão sendo fiscalizados e o descumprimento leva a prisão. Na última semana, foi realizada a prisão de um comerciante que desrespeitou as regras de funcionamento. Perdeu o alvará e não abriu mais. Depois desse episódio desencorajou outros comerciantes a abrirem nesse período.

Na segurança pública, como estão os índices de crimes? A Guarda Municipal tem registrado muitas ocorrências?

No ano passado, Vila Velha foi uma das cidades que ajudou a reduzir o índice de criminalidade no Estado. Em 16 anos, não havia registro de menos de 1 mil mortes violentas. Nesse momento de pandemia, houve recuo de violência, sim. Mas foram registrados arrombamentos em lojas, mas a Guarda Municipal está muito presente nas regiões e atua sempre em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Muitas pessoas ainda estão nas ruas e muitas não estão respeitando o isolamento social. O que o senhor poderia dizer as elas?

Recomendamos o isolamento social. Tem crescido cada vez mais, e Vila velha lidera o índice de quantidade de números absolutos. Proporcionalmente pela população, Vitória está na frente, mas Vila Velha está no ranking de números absolutos. A recomendação permanece. Temos desestimulado que as pessoas circulem e pedimos que saiam apenas em casos de necessidade para conter a curva de contágio e o sistema de saúde não seja colapsado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA