23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Vila Velha tem maior verba em educação entre grandes redes de ensino do ES

De acordo com o anuário Finanças dos Municípios Capixabas, a cidade foi a que apresentou o maior índice de aumento no aporte destinado à área: 13,1% na comparação entre os exercícios de 2018 e 2019

Vila Velha é o município que mais teve investimento feito na Educação Pública. Das cinco maiores Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo, considerando ter mais de 25 mil alunos matriculados, a cidade foi a que apresentou o maior índice de aumento no aporte destinado à área: 13,1% na comparação entre os exercícios de 2018 e 2019.

De acordo com os dados apresentados na 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, média de crescimento nos investimentos da Educação, das 78 cidades capixabas, de acordo com a publicação, foi de 7,7%, na comparação entre 2018 e 2019.

- Continua após a publicidade -

Outro número importante para alunos, profissionais da área, pais e responsáveis vinculados à Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vila Velha é o percentual do orçamento geral da cidade destinado à área.

No ano passado, 33,5% (mais de um terço) da despesa total de Vila Velha foi destinada à Educação (a Constituição Federal determina que as Prefeituras invistam, no mínimo, 25% de seus respectivos orçamentos na área). Neste quesito, dentre as três maiores Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo (que possuem mais de 45 mil alunos matriculados), o município também ficou em primeiro lugar.

Em 2020, o orçamento municipal destinado à Educação é de R$ 374.238.311,00, no ano passado esse valor foi de R$ 330.472.633,00. A Rede de Ensino de Vila Velha conta com aproximadamente 53 mil alunos matriculados (é a segunda maior do Estado) em 102 Unidades (64 de Ensino Fundamental e 38 de Educação Infantil).

Expansão

A rede de ensino de Vila Velha está recebendo melhorias. De acordo com o secretário municipal de Educação, Roberto Beling, além do investimento em ações, programas e na aquisição de materiais essenciais a prefeitura do município inaugurou escolas e creches.

“A Prefeitura tem feito investimentos maciços na Rede de Ensino, com a sua expansão e consequente aumento da oferta de vagas”, disse ele.

Em fevereiro de 2019 foi inaugurada a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes. Em agosto do ano passado foi entregue a Umef Dijayro Gonçalves Lima (Barramares, na foto). Com a expansão da Rede Municipal de Ensino, serão geradas 5 mil novas vagas nas escolas e creches da Prefeitura (3 mil apenas na Educação Infantil).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA