A reestruturação da orla de Vila Velha foi pauta do encontro, que debateu o desenvolvimento do setor turístico
Por Amanda Amaral
A reestruturação da orla de Vila Velha, além da revitalização do Parque da Prainha, está entre as pautas a serem debatidas ao longo de 2023 pelo setor empresarial de Vila Velha, que realizou esta semana um debate sobre o desenvolvimento do turismo com representantes da Prefeitura de Vila Velha.
O presidente da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), Marco Túlio Ribeiro Fialho, destacou a importância do setor turístico para o desenvolvimento do município. “Precisamos de projetos prioritários, pois o turismo é muito democrático, movimenta o comércio, restaurantes, transporte, vendedores e todos os serviços. Há projetos que quando saírem do papel vão encher hotéis na cidade”, disse Marco Túlio.
Integrantes do Conselho de Turismo e Economia Criativa da Assevila se reuniram, na quarta-feira (17), para discutir iniciativas para o setor turístico, com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Júnior.
O encontro reuniu empresários do setor hoteleiro e outros segmentos da economia canela-verde, além de representante do Convento da Penha, um dos pontos turísticos mais importantes do Espírito Santo, localizado em Vila Velha.
Na ocasião, os representantes da prefeitura apresentaram ao Conselho o Projeto Orla – uma metodologia de planejamento integrado que é desenvolvida a nível nacional e tem por objetivo dar origem a um plano de gestão, semelhante ao Plano Diretor Municipal (PDM), que será usado para disciplinar e dar diretrizes ao uso da orla do município.
Etapas da obra
“Este projeto tem por objetivo regulamentar o uso do espaço, dizer o que pode e o que não pode, englobando vias, calçadão, areia e mar. Ele é muito importante para as diretrizes do projeto da nova orla, sendo que Vila Velha pode ser o primeiro município do país a conflagrar esse projeto por inteiro”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Júnior.
O projeto, que já está em andamento, é composto por várias fases, sendo a próxima delas audiência pública com a comunidade. Segundo a prefeitura, a reformulação da orla deve ser feita em etapas, incluindo investimentos em infraestrutura, calçadão e ciclovias, entre outros. O secretário também apresentou ao Conselho de Turismo da Assevila um estudo baseado em pesquisa realizada com frequentadores da Festa da Penha que teve por objetivo identificar o perfil dos turistas que compareceram ao evento, possibilitando futuras ações para a tradicional celebração, como melhorias na infraestrutura de acolhimento.
Parque da Prainha
Entre as pautas de 2023 do Conselho de Turismo e Economia Criativa da Assevila, além da reestruturação da orla do município, está a revitalização do Parque da Prainha, que já teve projeto apresentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo. Em sua composição, a Assevila possui mais cinco conselhos temáticos que, visam a contribuir com o desenvolvimento sustentável do município, nas áreas de Logística e Infraestrutura, Desenvolvimento, Leis, Educação e Assistência Social e Inovação e Tecnologia.