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segunda-feira, 9 DE dezembro DE 2024

Comissão de Infraestrutura visita obras da 3ª Ponte

Previsão para a conclusão das obras é para o mês de junho; Comissão de Infraestrutura foi acompanhada de engenheiros e secretário Fábio Damasceno

Por Redação

As obras de ampliação de fluxo e de construção da ciclovia da Terceira Ponte foram vistoriadas pela Comissão de Infraestrutura, da Ales, na última quinta-feira (18). A visita técnica foi realizada em conjunto com uma equipe técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espirito Santo (Crea-ES) e guiada pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e por engenheiros responsáveis pela execução das obras.

A previsão inicial para a conclusão das obras era o mês de maio. No entanto, no início do mês, a Semobi informou que a inauguração da nova ciclovia e das “novas” faixas ficaram para junho. A previsão do governo do estado é que, entre 30 a 40 dias, as obras sejam concluídas e entregues à população capixaba. O investimento total é de R$ 127 milhões.

O objetivo foi avaliar o andamento da obra, que está em fase de conclusão, como explicou o presidente da Comissão, deputado Alexandre Xambinho (PSC).

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“A gente está especificando os principais pontos da obra em conjunto com o Crea. O órgão auxilia a Comissão de Infraestrutura e nos ajuda a elaborar os laudos técnicos de que a obra tem garantia para que a gente possa trafegar com segurança”, pontuou o parlamentar.

A fase atual da ampliação da ponte, última etapa no aumento de quatro para seis faixas de trânsito, envolve a retirada das barreiras de contenção antigas e a pavimentação final. Foi feito o estreitamento das pistas para possibilitar a inclusão de uma nova faixa em cada sentido. As barreiras central e laterais foram reduzidas.

As pistas da direita serão de uso exclusivo de transporte coletivo, motos e veículos de serviços como ambulâncias e viaturas, e terão 3,15 metros cada. Já as pistas da esquerda e do meio serão destinadas para carros e terão, respectivamente, 2,80 e 3 metros cada. De acordo com o governo, a capacidade de fluxo de trânsito será aumentada em torno de 40%.

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a ampliação na ponte e a construção da ciclovia vão trazer vários benefícios à mobilidade da população.

“A obra representa um marco em vários aspectos. A redução do congestionamento, a priorização do transporte público através da faixa exclusiva, a redução de acidentes com motos, que vão ter também a faixa exclusiva, o atendimento melhor da operação da terceira ponte, e um novo modo de transporte com a utilização da bicicleta para o trajeto”, disse Damasceno.

A construção da ciclovia também já está avançada, faltando concluir os acabamentos finais, como pintura das faixas, e os acessos tanto em Vitória quanto em Vila Velha. Em outubro de 2022, foi instalada uma estrutura metálica que, além de garantir a segurança dos ciclistas, funciona como barreira de proteção ao suicídio. Segundo o governo, desde então, não houve registros desse tipo na ponte.

A Ciclovia da Vida, como foi nomeada, terá pistas de sentido único acompanhando o fluxo dos veículos na Terceira Ponte. Cada pista tem três metros de largura e contará com duas faixas de rolamento.

O acesso será gratuito e apenas bicicletas e bikes elétricas com potência de até 350 kW e que atinjam no máximo 25km/h poderão transitar pela via. Por determinação de segurança do Corpo de Bombeiros Militar, motos, patinetes e scooters, assim como pedestres, não poderão acessar a ciclovia. Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, o trajeto de 3,5 quilômetros poderá ser percorrido em cerca de 12 minutos.

Nos dois lados da ciclovia foram construídos mirantes, próximos ao vão central, localizados no ponto mais alto da Terceira Ponte, a 75 metros de altura do nível do mar. Os locais têm alargamento de seis metros para que os ciclistas possam parar e contemplar a vista da baía de Vitória.

A visita técnica também foi acompanhada pelo vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado João Coser (PT). Ao final da vistoria, o deputado Xambinho fez uma avaliação da obra.

“A gente conseguiu ver uma evolução muito boa dessa obra, que é bastante complexa. Uma solução de engenharia muito importante para a Grande Vitória. Vai trazer mais mobilidade para população capixaba, além de preservar a vida”, concluiu.

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