24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Vila Velha: melhor destino turístico inteligente da América Latina

Entenda os motivos e realizações que levaram a cidade canela-verde a conquistar internacionalmente o título

Por Kebim Tamanini

A cidade de Vila Velha venceu a principal categoria do Prêmio Ibero-Americano como Destino Turístico Inteligente (DTI) da América Latina 2024, que aconteceu no último final de semana em Curitiba. Entre os concorrentes haviam Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Curitiba e Montevidéu (Uruguai), que ficaram atrás da cidade canela-verde.

- Continua após a publicidade -

Além do prêmio principal, Vila Velha competiu também na categoria como Destino Turístico Inteligente Sustentável, onde Cartagena, na Colômbia, foi a vencedora. Nesta ocasião, a cidade foi avaliada com o projeto de combate e controle da gripe aviária que organizou e identificou todos os turistas que passam pelas ilhas Itatiaia e Pituã, em Itapuã, visando ao monitoramento sanitário desses locais e a preservação da fauna.

“A cidade sai na frente e apresenta todo o seu potencial como Destino Turístico Inteligente mais importante da América Latina, impulsionando sua importância no cenário internacional”, comentou o secretário de Municipal de Turismo, Roberto Junior.

Após a conquista, o portal ES BRASIL entrou em contato com a gestão municipal para saber o que vem sendo implementado no que tange em programas e parcerias que alavancaram o setor turístico na cidade canela-verde. Veja abaixo alguns cases que foram avaliados pelos julgadores que deram a Vila Velha a o melhor Destino Turístico Inteligente (DTI) da América Latina em 2024.

QR Code “Conhecer Vila Velha” – Estabelecimentos turísticos cadastrados no Cadastur receberam placas com QR Codes que direcionam os turistas para um e-book sobre Vila Velha, mapa turístico, vídeos sobre a balneabilidade do mar, entre outras informações essenciais para explorar a cidade.

Capacitação da Guarda Municipal – Agentes da Guarda Municipal foram capacitados no programa “Bem Receber Vila Velha”, visando qualificar profissionais que atuam nos principais atrativos turísticos, sensibilizando-os sobre a importância do acolhimento aos visitantes.

Vila Velha: melhor destino turístico inteligente da América Latina
Prefeitura lançou o e-book para facilitar a vida dos visitantes e turistas. Foto: ES BRASIL

Sistema de monitoramento por câmeras – A implementação de um sistema de videomonitoramento contribuiu significativamente para a segurança, reduzindo os índices de criminalidade na orla da cidade em cerca de 83%.

Sistema de gestão – Vila Velha adotou um sistema de gestão eficiente, incluindo um protocolo eletrônico que agiliza a tomada de decisões estratégicas.

Praia Legal – O projeto Praia Legal foi lançado com o objetivo de garantir acessibilidade às praias para pessoas com deficiência, proporcionando banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida.

Dia D Turista – Um dia especial dedicado aos moradores para explorar os encantos de Vila Velha em um passeio pelo Bustour, visitando os principais pontos turísticos e culturais da cidade.

Acessibilidade nos equipamentos públicos – Rampas de acesso e dispositivos de inclusão, como o “Sentir Vila Velha”, que proporciona experiências sensoriais para deficientes visuais, são algumas das medidas adotadas para promover a acessibilidade nos pontos turísticos.

Livro digital de assinaturas – Implementação de um livro digital de assinaturas para visitantes nos pontos turísticos da cidade.

Portal Turismo – Um portal que centraliza informações turísticas em convergência com entidades ligadas ao setor.

Entenda os motivos e realizações que levaram a cidade canela-verde a conquistar internacionalmente o título
O município já recebeu do Ministério do Turismo (MTur) a certificação de sexto Destino Turístico Inteligente do país. Foto: Leonel Albuquerque/ES BRASIL

Conquista nacionalmente

Vila Velha já havia sido condecorada como o sexto Destino Turístico Inteligente do país pelo Ministério do Turismo (MTur). Essa conquista destaca o município como um exemplo na gestão de seus processos e território de maneira inovadora e sustentável, comprometida com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

Além disso, para ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente, o município precisa demonstrar esforços em resolver questões em áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com a aplicação de tecnologias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA