29.4 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Seis municípios capixabas podem ser Destinos Turísticos Inteligentes

Dos 42 municípios brasileiros habilitados na primeira etapa do edital do MTur, seis são capixabas 

Por Rafael Goulart

Ministério do Turismo (MTur) divulgou nesta terça-feira (09) a lista com os municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Dos 42 municípios habilitados em todo o Brasil, seis são do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

- Continua após a publicidade -

Agora os habilitados concorrerão a 10 vagas para receber uma consultoria do MTur  para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes

A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio e os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.

Habilitados

Municípios habilitados para a primeira fase do edital de
Destinos Turísticos Inteligentes do MTur
Vitória
Vila Velha
Anchieta
Aracruz
Cachoeiro de Itapemirim
São Mateus

Seis, dos 42 municípios participantes do projeto-piloto estão habilitados para a primeira fase do edital do MTur. Eles foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos.

“É mais uma oportunidade de podermos avançar, aprimorar no setor turístico e mostrar nossos atrativos, a fim de atrair turistas o ano todo, fomentando emprego e renda no município”, disse o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.

Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA