22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Vereadores de Colatina são cassados por fraude na cota de gênero

TRE expediu a 6ª Zona Eleitoral de Colatina, a determinação pela recontagem dos votos para identificar o novo quociente eleitoral e partidário

Por Redação Next Editorial

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), cassou a chapa de vereadores do Partido Patriota em Colatina nas Eleições 2020. A decisão em segunda instância decorreu de fraude à cota de gênero.

- Continua após a publicidade -

O partido apresentou chapa com uma ”candidatura de laranja” para cumprir a cota de 30% de gênero. Pela predominância masculina na política, essas candidaturas fictícias, são geralmente ocupadas por mulheres. A candidata teria zerado nas urnas, não teve nem o próprio voto. E ainda, nas redes sociais fez campanha para outro candidato

A decisão da Corte Eleitoral anula todos os votos da chapa proporcional do Patriotas no município, sendo assim, os dois vereadores eleitos, Wagner Neumeg e Marcelo Pretti perdem os mandatos. O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, afirmou que os recursos em tramitação, dois já foram negados, não impedem o cumprimento imediato da sentença.

TRE expediu a 6ª Zona Eleitoral do município, a determinação pela recontagem dos votos para identificar o novo quociente eleitoral e partidário. Após o recálculo, serão diplomados novos vereadores, que ocuparão as vagas..

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA