25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Verão chegando: confira 6 mitos e verdades sobre o protetor solar

Farmacêutico tira dúvidas sobre fator de proteção, filtro com cor ou sem cor e muitas outras dicas para todo mundo não errar na proteção

Por Leulittanna Eller Inoch 

Dezembro começou e com o verão praticamente dando às caras, é provável que você já esteja pensando em arrasar com sua roupa de banho, óculos de sol ou chapéu. Mas e o protetor solar? Já escolheu o seu? Alguma vez já questionou sobre o fator de proteção que deveria utilizar, se precisaria reaplicar o produto ou se a opção com cor é realmente a melhor?

- Continua após a publicidade -

É por conta de todas essas dúvidas, que o farmacêutico Márcio Mendes Mello, da Pharmapele Vila Velha, rede de farmácia de manipulação, dermocosméticos e suplementos, tira essas e outras dúvidas comuns de tanta gente. O que não dá é deixar de se proteger, afinal a exposição ao sol provoca o envelhecimento da pele de forma mais rápida, e a longo prazo, pode causar problemas maiores como câncer de pele.

Primeiro passo é você entender o que é FPS do protetor solar. Segundo o farmacêutico, a numeração do Fator de Proteção Solar é referente ao tempo que a pele fica protegida dos raios solares, ou seja, esse número quantifica sua capacidade de ampliar e reforçar a proteção. Por exemplo, com um fator de proteção solar 30, sua pele vai levar 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetores com o FPS de no mínimo 30 FPS.

O farmacêutico ainda alerta: todos os tons de pele precisam de proteção, no entanto, quanto mais clara for a pele, mais sensível ela é e exige cuidados especiais de proteção, por causa da falta de melanina que age como um filtro natural.
Confira alguns mitos e verdades sobre o protetor solar:

MITOS E VERDADES

1. Não é necessário usar protetor solar em dias nublados.
MITO – Se engana quem acha que o uso do protetor solar é dispensável durante os dias nublados. Mais de 60% da radiação solar é capaz de atravessar as nuvens, fazendo com que a emissão do raio UVA, seja constante mesmo em dias nublados. Essa exposição ao sol pode causar envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. Por isso, antes se sair de casa, aplique o protetor solar no rosto, orelhas e na região do colo. Não esqueça de reaplicar durante o dia.

2. Protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
VERDADE – O protetor solar funciona como uma barreira contra os raios solares, que são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. O uso contínuo do produto ajuda a prevenir rugas, manchas e o ressecamento da pele, impedindo a ação dos radicais livres, que envelhecem nosso rosto.

3. Usar maquiagem com fator de proteção solar ajuda a proteger e cuidar da pele.
VERDADE – Hoje já é possível encontrar opções de maquiagem que além de cobrir imperfeições, também tratam e protegem a pele. Você deve optar por produtos com FPS a partir de 50. É prático demais!

4. O filtro solar com cor protege mais a pele do que o comum.
VERDADE – Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, o protetor solar com cor cria uma barreira física também para a luz visível. Os pigmentos presentes no produto, garantem a proteção extra. E mais, ele também serve para cobrir manchas, marcas de acne e disfarçar imperfeições.

5. Protetor solar causa acne.
MITO – O que pode piorar uma pele acneica é a base oleosa de alguns filtros solares. Por isso, é ideal escolher um protetor solar de qualidade específico para o seu tipo de pele. Os protetores oil free, em gel, gel creme e fluidos são os mais indicados para quem tem a pele oleosa. E atenção, expor a pele ao sol sem protetor solar não vai ajudar a secar a acne ou melhorar a pele. Muito cuidado com esse tipo de informação.

6. Só é necessário reaplicar o protetor se entrarmos na água.
MITO – O filtro solar atua contra os raios solares e não contra a água. Sendo assim, é importante usar e reaplicar o protetor durante todo o dia. O produto é extremamente necessário em situações de longa exposição ao sol e de transpiração constante, como no caso de um dia de verão na praia, piscina ou em uma trilha.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA