28.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Verão chega com calor nas praias e febre na economia

Instituto Jones aponta turismo como grande empregador a partir deste mês.

Por Gustavo Costa

Sol, praia, movimento, dinheiro em circulação, e claro, empregos. Com a chegada em definitivo do verão iniciado no dia 22, o turismo no Espírito Santo movimenta a economia e cria muitas oportunidades em hotéis, bares, parques aquáticos, supermercados e comércio em geral.

- Continua após a publicidade -

A estimativa do mercado é que pelo menos 3 mil empregos sejam criados a partir desse fim de mês. O esperado fluxo de turistas na temporada do Verão em todo Estado fez por exemplo com que a Secretaria do Turismo (Setur) se prepare para diversas ações, como cursos de capacitação para oferecer uma nova oportunidade de trabalho.

As perspectivas são as melhores possíveis de norte a sul do Espírito Santo também para o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).  “Temos uma expectativa agora para dezembro, fechando o ano dezembro, um aquecimento do setor de turismo, por exemplo. Turismo movimenta bastante a economia, então geralmente as empresas vão fazer as contratações para atender o verão, o período de férias escolares, o pessoal vai para a praia. Então as contratações começam a ocorrer agora”, explicou o diretor de Integração do IJSN, Antônio Ricardo da Rocha.

Segundo ele, a economia local vem se preparando para a retomada do crescimento, e a consequência é o aumento de as oportunidades para os capixabas. “Esperamos um crescimento no número de empregos gerados também nesse final de ano por conta da sazonalidade que existe lá no verão, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Muitas contratações em pousadas, hotéis, restaurantes. Para atender a demanda não só do turista de fora do Estado, mas o turista da terra mesmo. Festa de fim de ano também, isso provoca um aquecimento de toda a cadeia de serviço, comércio. Isso aquece a economia como um todo”, disse.

O diretor lembra que o bom momento iniciado em novembro, com a Black Friday, teve sequência por conta das belezas naturais do Estado. “Então isso tudo muito provavelmente vai gerar um aquecimento ainda maior no mercado de trabalho.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA