Retração foi puxada, principalmente, pelos artigos de uso pessoal, vestuário e eletrodomésticos.
Por Cristiano Stefenoni
O volume de vendas do comércio caiu 0,2% em agosto, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (18). Apesar de ser considerado pelos analistas como um cenário “estável”, essa é a primeira queda após duas altas seguidas.
Essa retração foi puxada, principalmente, pelos artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,4%).
Mesmo assim, as vendas no comércio, se comparadas ao mesmo período no ano passado, tiveram uma alta de 2,3% e, no acumulado, alta de 1,7% nos últimos 12 meses.
Essa alta se deve, principalmente, aos seguimentos de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), combustíveis e lubrificantes (0,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).
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