28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Vendas devem ter alta nominal e queda real nos próximos 3 meses, capta IAV-IDV

Pela projeção dos associados do IDV, o índice acumulado de todos os setores, em 12 meses, pode fechar o ano com crescimento nominal de 12,3%

O setor varejista estima alta de vendas, sem descontar a inflação, de 4,9% em novembro e de 2,2% em dezembro, na comparação com os mesmos meses do ano anterior. Para janeiro de 2023 também há projeção de crescimento nominal de 4% na comparação com janeiro de 2022. Os dados do último Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY.

Ao descontar o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice projeta retração real de 1% para novembro, 3,6% para dezembro e 6,4% para janeiro de 2023, também sempre comparado com os mesmos meses do ano anterior.

- Continua após a publicidade -

Em relação às projeções nominais por setor, o estudo destaca o segmento de móveis e eletrodomésticos, que apresenta projeção positiva de 8,7% em novembro, 5,5% em dezembro e 3,6% em janeiro, após ter apresentado retração nas últimas seis medições.

O setor de material de construção apresenta projeção de queda de 4,6% em novembro , mas alta de 2% em dezembro e 11% em janeiro. O setor de hipermercados, supermercados, alimentação e bebidas apresentou projeção de alta de 3,4% em novembro e, pela primeira vez no ano, uma retração de 5,3% para dezembro. Os demais setores apresentam variações positivas para novembro, dezembro e janeiro.

Pela projeção dos associados do IDV, o índice acumulado de todos os setores, em 12 meses, pode fechar o ano com crescimento nominal de 12,3%.

“O cenário complexo vem melhorando nos últimos meses, mas os desafios se mantêm, como o aumento do PIB, o controle da inflação, esperados para 2022; a redução da Selic e a estabilização do câmbio em 2023”, finaliza Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA