22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Venda Nova do Imigrante recebe feira Espírito Madeira – Design de Origem

Evento segue até sábado (16), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”

Por Anderson Neto

Começa nesta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), em Venda Nova do Imigrante (ES), a feira “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. O evento, que é inédito, acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia.

- Continua após a publicidade -

A feira pretende cativar quem busca se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. Os participantes terão acesso a mais de 160 estandes com expositores, sendo ao menos 80 empresas que compõem a cadeia produtiva e outros de empreendedores selecionados pela Aderes e Sebrae/ES.

Idealizada por Antônio Nicola Brazolino e Paula Maciel, a “Espírito Madeira” é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova.

O objetivo é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados.

Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação e já é considerado o maior do setor produtivo de madeira do Brasil.

A “Espírito Madeira” engloba diversos nichos do empreendedorismo capixaba. O setor madeireiro e moveleiro abrange desde o cercamento de áreas rurais até a produção de estacas para o cultivo de pimenta-do-reino, além de ter aplicações na construção civil, acabamento de obras, embalagens, estofados, colchões e caixões.

Haverá painéis e oficinas nos três dias de programação, assim como o credenciamento antecipado para evitar filas na entrada do evento. O horário de funcionamento da Feira será das 13h às 22 horas.

Parcerias

Um dos idealizadores da Feira, o empresário de marcenaria de alto padrão e presidente da Câmara Setorial Moveleira (Sindmadeira/Sindmol e Sindmóveis), Antônio Nicola Brazolino, destaca a grandiosidade da “Espírito Madeira”. “A Feira tem o propósito de despertar a importância da questão florestal até o alto design. Nossos grandes parceiros e apoiadores geram credibilidade ao evento, que promete ser sucesso”.

A escolha de Venda Nova como sede da Feira justifica-se pela acolhida do município, que representa uma das maiores regiões de reflorestamento comercial do Estado- 12,4% da área total do município- e com atividades madeireiras bastante ativas no Sul do Espírito Santo.

“Além da cobertura nativa da Mata Atlântica, nossa região é propícia para floresta comercial, e a Feira é importante para o público conhecer essas técnicas de plantio. Eucalipto e pinus ajudam a preservar mananciais e geram riquezas para a região”, afirma Valdeir Nunes, diretor-presidente do Convention Bureau.

Para o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, a Feira se alinha com a vocação do município para eventos de sucesso e parcerias significativas. “Venda Nova tem referência em eventos, e a Espírito Madeira será mais uma feira de sucesso e parceria. Um evento que vai extrapolar os limites do município e, com certeza, veio para ficar no calendário anual de Venda Nova”.

A diretora executiva e idealizadora da “Espírito Madeira”, Paula Maciel, ressalta que o evento celebra a cadeia de madeira e móveis, valorizando a alma da madeira e o aconchego que ela traz, remetendo às recordações da infância e tradições familiares.

“O evento passará por todos os segmentos industriais e comerciais da madeira e resgata o que é a alma da madeira, o aconchego que ela traz, aquelas recordações de infância da casa da avó onde tinha aquele grande móvel da sala, trazendo isso para o nosso dia a dia”, afirma Paula.

“A Feira Espírito Madeira é uma oportunidade incrível para celebrar a riqueza da nossa herança em madeira e destacar o talento dos nossos artesãos locais. A troca de experiências entre os diversos agentes da cadeia produtiva também abrirá novas oportunidades de parcerias e negócios”, declara Domingos Depollo, sócio fundador da Serpa Marcenaria, empresa com mais de quatro décadas de tradição na Grande Vitória e líder no mercado de móveis personalizados de alta qualidade.

“A Espírito Madeira 2023 chega num momento muito oportuno para que os interessados por assuntos ligados ao setor florestal em suas mais diversas ramificações possam interagir com profissionais das mais diversas áreas e empresas expositoras, conhecer sistemas de produção, industrialização, mercado, máquinas e equipamentos, tecnologias disponíveis e mais uma infinidade de informações, produtos e recursos disponíveis que agregam para o conhecimento”, afirma Almir Amed Deud, profissional com experiência em gerenciamento de plantios florestais.

Destaques:

Olimpíadas da Madeira- A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira, combinando técnicas antigas com o espírito esportivo moderno. Está prevista para esta quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

Rodadas de Negócios- A 4ª Rodada de Crédito da Findes acontecerá sexta (15), a partir das 16h30. O encontro tem o intuito de aproximar micro, pequenos e médios empresários das instituições financeiras da região, para que conheçam as linhas de crédito adequadas à realidade de seus negócios. Instituições financeiras confirmadas: BNDES, Bandes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes, Sicoob e Sicredi. Empresas âncoras participantes: Ipê Construções e Serviços Ltda, Vaz Desenvolvimento Imobiliário, Minete Pedras Ornamentais, Zez Comércio De Pedras Ltda e Imetame Granitos.

44 especialistas- A Feira será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível.

Missões técnicas- Oportunidade de conhecer um centro referência em desenvolvimento sustentável e uma serraria de alto padrão. Na programação extra, confira os dias e horários das missões técnicas “Guaçu Virá e Plantio Brasil” (plantio de mudas nativas) e “Águia Equipamentos e Donna Madeiras (Vargem Alta)”. Além disso, sábado (16), às 19h, acontecerá a reunião do Fórum Capixaba de Agroflorestas e Madeira.

Oficinas Sesi e Senai- Continuam abertas as inscrições para as oficinas de produção de socol, medalhão suíno ao molho de alho e polenta das Montanhas Capixabas a serem oferecidas nas unidades móveis do Sesi e do Senai – Cozinha Brasil e Frigorífica. Inscrições com vagas limitadas.

Exposição “Design + Arquitetura”- O espaço único celebra a madeira como um material vivo, inspirador e versátil, capaz de unir o passado e o futuro, a natureza e a inovação, a tradição e a criação. Com a participação de 18 talentosos criadores, proporciona um ambiente único para explorar a interseção entre o trabalho manual, artístico e artesanal com processos industriais.

Serviço:

“Espírito Madeira- Design de Origem 2023”
Data: 14 a 16 de setembro
Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA