O projeto “Música para Todos” visa aproximar crianças da música e arte
Por Emanoele Gobbi*
O vencedor da 12ª temporada do The Voice Brasil, Ivan Barreto, está no Espírito Santo para uma missão especial: compartilhar sua trajetória musical com crianças de comunidades da Grande Vitória. A iniciativa faz parte do projeto “Música para Todos”, idealizado pelo cantor capixaba Felipe Azevedo e pela produtora BlacyGulfier, e ocorrerá entre os dias 22 e 29 de março, nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), o projeto “Música para Todos” oferecerá atividades gratuitas, como oficinas de canto, guitarra, bateria e composição de rap. Cada uma das agendas será encerrada com um pocket show ao vivo, com Ivan Barreto nos vocais e banda completa.
“É uma série de pocket shows com intuito de promover a inclusão social. Vou compartilhar um pouco da minha origem e história, e isso é algo que amo fazer. Os shows são aberto ao público (gratuitos) e espero poder ver alguns de vocês por lá”, publicou o artista em seu Instagram.
View this post on Instagram
Ivan Barreto, que enfrentou desafios em sua trajetória, entende bem o poder da superação. Nascido em Cabo Frio, Rio de Janeiro, o cantor cresceu em uma comunidade marcada de violência e dificuldades socioeconômicas, mas encontrou na musicalidade um caminho diferente da realidade que conhecia.

“Eu não me entreguei, não me deixei iludir por aquelas coisas, tive uma boa educação dos meus pais, que me orientaram, me ensinaram, me educaram, e a educação foi fundamental para que eu procurasse outro caminho”, afirma Ivan.
Para ele, o principal não é o destino, mas sim a jornada construída ao longo do caminho. Ivan deseja mostrar para as crianças que, mesmo frente a frente com uma realidade difícil, é possível mudar. “Eu sei que muitos deles podem estar vivendo em uma situação similar à que eu vivi, e é importante que eles saibam que é possível sair dessa situação, assim como eu consegui.”, diz ele.
BlackGulfier, produtora que participa do projeto, destaca a importância de ter um artista com uma história como a de Ivan no projeto. “Desde a concepção do projeto, pensamos como seria engrandecedor ter um artista convidado, que tivesse uma história de superação como o Ivan. Assim como ele, vários dos professores que vão conduzir as oficinas também tiveram seu primeiro contato com a música em projetos sociais”, afirma.


Pojeto “Música para Todos”
- Data: de 22 a 29 de março
- Local: Comunidades e Instituições da Grande Vitória
Programação:
- Dia 22: 8h e 14h, Centro de Treinamento (Cetaf), em Divino Espírito Santo, Vila Velha;
- Dia 25: 14h, Casa de Atendimento e Orientação à Crianças e Adolescentes (Caoca), em Maria Ortiz, Vitória;
- Dia 27: 14h, Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Rede Aica), em Novo Horizonte, Serra;
- Dia 29: 8h e 14h, Associação Recreativa Águia Branca, em Nova Palestina, Cariacica.
*Sob supervisão de Erik Oakes