Durante a entrevista, o gestor revelou diversas situações relacionadas ao crescimento da única universidade federal no Espírito Santo
Por Kebim Tamanini
Desde 2015, o interesse dos gestores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em oferecer o curso de medicina em São Mateus, região Norte do Estado, tem sido ventilado. Em entrevista exclusiva ao ES BRASIL, o novo reitor da instituição, Eustáquio de Castro, que está há quatro meses no cargo, revelou o andamento dessa ampliação e mencionou que outra cidade capixaba também poderá ter o curso.
O reitor afirmou que a região Norte, particularmente São Mateus, está mais avançada nesse processo, com um planejamento em discussão em Brasília e inclusão em um PAC para a construção de um prédio que abrigará o posto de medicina.
“São Mateus está mais adiantado, e esperamos que ainda este ano o ministro da Educação anuncie a criação do posto de medicina. O processo está em uma fase avançada, com espaços já sendo pagos. O que precisamos agora é garantir a sustentabilidade do curso, que envolve docentes, técnicos, área física, laboratórios e investimentos, itens que estamos negociando com o MEC”, relatou Eustáquio.
Durante a entrevista, ele revelou que está trabalhando na mesma frente para a ampliação do curso de medicina em Alegre, município da região Sul do Estado que possui um dos polos da Ufes. O reitor esclareceu que a universidade, em parceria com as prefeituras da região, está empenhada nesse esforço, tanto trabalhando tecnicamente quanto politicamente, para viabilizar um curso de medicina em ambas as localidades.
“Com o avanço em São Mateus, podemos começar a focar em Alegre, pois acreditamos que tanto o sul quanto o norte do Espírito Santo podem comportar mais cursos de medicina. A UFES já tem projetos pedagógicos alinhados com a legislação que referencia os novos cursos de medicina ao ‘Mais Médicos’. Agora, é uma questão de trabalho político e de contar com a boa vontade de Brasília para concretizar esses projetos, que já estão se tornando realidade”, finalizou o reitor.
Atualmente, a UFES oferece o curso de medicina em Vitória, mais precisamente no bairro Maruípe, sendo um dos mais concorridos do estado.
Em abril deste ano, membros da Comissão de Avaliação e Monitoramento das Escolas de Medicina (Camem), a serviço da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), estiveram em São Mateus para uma visita técnica ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes, realizando a inspeção da região.
Durante a visita, a diretora de Desenvolvimento de Educação em Saúde (DDES) da Sesu, Gisele Viana Pires, afirmou que tudo converge para a implantação do Curso de Medicina, que fomentaria o desenvolvimento regional.
Saiba mais…
Ainda durante a entrevista exclusiva ao ES BRASIL, o novo reitor da instituição, Eustáquio de Castro, esclareceu diversas situações relacionadas ao crescimento da única universidade federal no Espírito Santo. Além disso, concursos públicos, parcerias público-privadas, projetos de extensão e diversos outros assuntos foram abordados no bate-papo. Assista na íntegra.