25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Ufes triplica número de bolsistas em produtividade nível 1 do CNPq

Em 12 anos, a universidade registrou aumento de 214%, enquanto no País o crescimento foi de 27,3%

O número de bolsistas em produtividade nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) subiu 214% em um período de 12 anos. A informação foi divulgada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

A Bolsa de Produtividade em Pesquisa que é destinada pelo CNPq aos pesquisadores que se destaquem dentro da sua área de atuação. Além do apoio financeiro, a bolsa é um sinal de reconhecimento pelos pares aos pesquisadores que possuem uma produção científica importante.

- Continua após a publicidade -

Nos últimos 12 anos, em todo o Brasil, o percentual de crescimento foi de 27,3%, o que mostra que o aumento na Ufes foi sete vezes superior ao dado nacional. Quando consideradas todas as bolsas em produtividade concedidas pelo CNPq, a Ufes obteve um crescimento de 55,7% no mesmo período, enquanto no Brasil o percentual foi de 30,5%. O crescimento médio, considerando o ano de 2010, foi de 17,8%. No mesmo ano, o Brasil teve uma média de 2,28%.

Ufes triplica número de bolsistas em produtividade nível 1 do CNPq

Atualmente, a Ufes tem 137 bolsistas, sendo 44 de nível 1. No Brasil, são 14.817 bolsistas de produtividade em pesquisa (níveis 1 e 2), sendo que 6.257 são nível 1. Aproximadamente 90% dos bolsistas em produtividade em pesquisa (níveis 1 e 2) do Espírito Santo são professores da Ufes.

Com informações da Universidade Federal do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA