Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda acreditam que os índios só são encontrados nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
Um grande engano, afinal, podemos vivenciar de perto essa realidade bem aqui no Espírito Santo, com as tribos situadas em Aracruz. Com cerca de 3.800 índios aldeados distribuídos em duas etinas, Guarani e Tupinikim, o município é conhecido por proporcionar experiências incríveis aos seus visitantes, que podem contemplar de um pouco mais sobre essa cultura tão rica para o nosso Estado.
Situado nas regiões de Três Palmeiras, Boa Esperança, Piraquê-Açu e Olho D’Agua, a tribo guarani produz artesanatos diferenciados que servem de sustento para muitas famílias das regiões. E o mais legal disso tudo é que esse grupo em específico ainda mantém as suas tradições, como a língua nativa, a religião e as danças, bem diferentes dos Tupinikins, que receberam forte influência do “homem branco” em seu dia a dia. Se você der um pulo em Boa Esperança, irá ver de perto as moradias de estuque e os tijolos cobertos com palhas. Há até um líder espiritual, o pajé, responsável por curar doenças e “afugentar os maus espíritos”.
A Estação de Biologia Marinha, no distrito de Santa Cruz, também é uma ótima opção de passeio. Aberto para visitantes e oferecendo estadia com refeições e banho de mar, o local ocupa uma área de 215 mil metros quadrados com pequenas praias desertas e arrecifes marinhos cercados de florestas e restingas que ainda conservam algumas
características do ecossistema original.
O espaço, que foi comprado pelo patrono nacional da Ecologia, o naturalista Augusto Ruschi, conta com trilhas, cultivo de plantas medicinais, horta orgânica, além de uma área de ocupação florestal. A beleza de Aracruz também pode ser apreciada com um passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu – que possui espécies como robalo, tainha, vermelho, sirioba e carapeba – e com um belo mergulho nas praias, como a da Barra do Sahy, considerada o point do verão. Outro destino interessante é a Praia dos Padres, que se tornou referência para a prática de esportes
aquáticos como o surfe o stand up paddle.
“Aracruz tem uma vocação para o turismo, e nós procuramos incentivar essa atividade, que gera empregos, renda e muita alegria para os moradores, visitantes e setor econômico. Temos 47 km de belas praias, uma rede hoteleira e restaurantes que oferecem um serviço de qualidade a preços bem atrativos. Conheça Aracruz, um lugar que você vai se apaixonar!”, convida o prefeito Marcelo Coelho.