A capital capixaba é um ótimo destino para aqueles que desejam aproveitar tanto o dia quanto a noite. E o mais irônico disso tudo é que mesmo as pessoas que residem na cidade
às vezes acabam desconhecendo todas as belezas locais. Parques, praias, museus, bares e restaurantes: o que não faltam são opções de lazer para toda a família.
E já que o assunto é família, que tal fazer um belo piquenique no Parque Pedra da Cebola? Situado na Mata da Praia, o espaço conta com uma área superior a 100 mil quadrados, que abrigam exemplares de mata de restinga e de Mata Atlântica com pequenos répteis e aves; e uma área plana utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.
Criado em 1997, o parque recebeu esse nome curioso devido a uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Para se ter ideia da semelhança, às vezes é possível vê-la se “descamar” de maneira similar às palhas de uma cebola, algo que pode ser justificado pelo seu comportamento geológico. Se você gosta de apreciar a natureza e os animais, não pode deixar de dar uma passadinha no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Enseada do Suá. Lá há roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil e sobre a biologia das espécies, além de espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, principais áreas de desova desses animais no Estado. Também é possível ver de perto espécimes de tartarugas verdes, (Chelonia mydas), e cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea).
Outra sugestão de passeio muito interessante é no Galpão das Paneleiras de Goiabeiras, onde se conhece de perto todo o processo de produção das famosas panelas de barro,
que fazem parte da identidade capixaba. Também são comercializados diversos produtos de argila, como travessas e tigelas. Vale a pena conferir!
“Outro ponto forte da cidade é a gastronomia, principalmente após a criação dos polos que ficam situados na Curva da Jurema, no Triângulo, na Rua da Lama e na Ilha das Caieiras. Para se ter ideia desse crescimento, entramos no hall das 10 cidades mais bem estruturadas do país em 2015, uma avaliação feita pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, por meio do Índice de Competitividade do setor”, afirma Leonardo Krohling, secretário municipal de Turismo Trabalho e Renda.