18.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Turismo no ES registra crescimento em hospedagens e empregos

Em análise da Fecomércio, índice do IBGE mostra que o setor de alimentação foi o que mais gerou vagas de emprego em 2023 no turismo

Por Gustavo Costa

Abençoado por belas praias e montanhas, além de estar geograficamente bem posicionado, o Espírito Santo tem um grande potencial para o turismo. Não à toa, o setor segue mostrando força e em 2023 não foi diferente. De acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do IBGE, o segmento no Espírito Santo tiveram um crescimento de 1,2% no ano passado, em relação a 2022.

- Continua após a publicidade -

Além disso, o levantamento apontou alta de 2,4% do total de pessoas empregadas nos segmentos turísticos entre o 1º e o 3º trimestre de 2023, no Espírito Santo. Segundo análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, isso reflete a força de um setor que, se bem trabalhado, por seguir dando ótimos frutos.

O setor de hospedagem (alojamento) registrou crescimento nos três primeiros trimestres de 2023, totalizando avanço de 12,7% no período.

O grande destaque em empregabilidade ficou com alimentação, com 54,1% das vagas no 3º trimestre de 2023. Fechando o pódio ficaram o segmento de transportes (31,3%) e atividades culturais e desportivas (5,1%).

Ao se debruçar sobre o estudo, a equipe da entidade percebeu que o setor mostrou rápida recuperação após a pandemia, se reinventando para responder às mudanças do perfil das viagens. Agora, vem o desafio de competir com outros destinos, além da alta dos preços de pacotes de viagens e o efeito do endividamento das famílias.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra na aba do Connect, no site da Fecomércio-ES.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA