Vitória tem aumento da ocupação hoteleira em julho

Passeios para avistamento de baleias jubartes fazem parte dos atrativos do turismo em Vitória
Uma das atrações do turismo em Vitória é o passeio para avistamento de baleias jubarte no litoral capixaba (Fotografia - Projeto Baleia Jubarte)

Os Centros de Atendimento aos Turistas já registraram mais de 6 mil visitantes este ano

O turismo em Vitória está crescendo e a taxa de ocupação hoteleira é um dado que sustenta essa afirmação. Só no mês de julho, 75,65% das vagas disponíveis foram usadas, o que representa um crescimento de 10,65% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a média foi de 65%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES).

Para a prefeitura, as ações implementadas para divulgar a cidade como destino turístico têm contribuído para o aquecimento do setor. O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o avanço é resultado da estruturação do setor.

“O crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo”.

Krohling destaca, ainda, a variedade de atrativos turísticos disponíveis na capital. “Vitória conta com um Centro Histórico Cultural, parques urbanos, áreas naturais, praias, monumentos e ônibus panorâmico turístico com serviço de city tour. Além disso, temos opções variadas de restaurantes, bares e boates por toda a cidade”, conta.

Os Centros de Atendimento aos Turistas (CAT´s), que funcionam na praia de Camburi, no Galpão das Paneleiras e no Museu do Pescador, já registraram mais de 6 mil visitantes este ano.

Turismo de observação de baleias

No mês de julho, cerca de 350 pessoas participaram dos passeios náuticos para avistamento de baleias jubarte na costa capixaba. A temporada 2019 de observação dos cetáceos começou no dia 29 de junho e segue até outubro, com saídas do píer do Cais do Pescador, na Enseada do Suá.

Com uma cidade tão linda assim, não é de se estranhar que o turismo em Vitória tenha aumentado
(Fotografia – André Sobral)

Segundo dados da CDTIV, além do público local, o município já recebeu visitantes de diversas partes do País, como Minas Gerais, São Paulo, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, para contemplação das baleias.

Turistas da Finlândia, Estados Unidos e Argentina também aproveitaram para ver de perto a passagem dos mamíferos pela costa capixaba.

Capacitação

Com o objetivo de garantir uma experiência positiva do turista que visita a cidade, a CDTIV tem intensificado a capacitação dos profissionais que atuam no setor. Somente neste ano, os técnicos dos CAT’s e os monitores do Programa Visitar Centro Histórico participaram de cinco formações.

Além disso, cerca de 60 profissionais que trabalham na cadeia do turismo de observação de baleias, como guias de turismo, monitores, mestre de embarcação, entre outros, passaram por formação e estão aptos para atuar na área.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário