22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Turismo divulga resultados da pesquisa Verão 2023

Segurança pública, limpeza e sinalização turística rodoviária foram alguns dos pontos mais bem avaliados pelos turistas que procuraram o Espírito Santo neste verão

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) divulgou, na última sexta-feira (03), o resultado da pesquisa de Verão, realizada pelo Observatório do Turismo com a empresa contratada Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios. A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil dos turistas e excursionistas que visitaram o Espírito Santo na temporada de Verão de 2023.

A coleta ocorreu entre os dias 1º a 15 de janeiro e entrevistou 3.490 pessoas que visitavam 14 municípios do Espírito Santo, sendo 12 cidades do litoral capixaba.

- Continua após a publicidade -

Os resultados do estudo reforçaram a atuação do Governo do Estado no trabalho de melhoria dos serviços públicos nas regiões turísticas. “Por exemplo, a segurança pública foi avaliada como ótima e boa para 91% dos entrevistados, o que caracteriza um aumento de 15,2% na avaliação positiva em relação à pesquisa efetuada em 2021”, pontuou o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.

Outros serviços públicos também tiveram aumento em sua avaliação positiva, como limpeza pública (84,1%) e sinalização turística rodoviária (84,6%), dado importante se levado em consideração que, segundo a pesquisa, 86,2% dos entrevistados se deslocaram aos destinos com automóvel próprio. Todo o empenho do governo reflete na percepção dos turistas em sua viagem ao Estado. Os dados revelaram que para mais de 84% dos entrevistados a viagem ao Espírito Santo atendeu ou superou as expectativas. Além disso, 97,7% recomendariam o destino para parentes, amigos e conhecidos.

Viana recebe torneio nacional de Mountain Bike e Trail Run

A pesquisa também mostrou um aumento do consumo em bares, quiosques e restaurantes por parte dos turistas. Na pesquisa de 2021, 67,5% contaram que frequentavam esses estabelecimentos. Em 2023, foram 81,1%, aumentando o movimento e receita para estes comerciantes.

O secretário ressaltou a satisfação dos turistas que visitaram o Estado. “Outro ponto interessante revela que 93% dos entrevistados consideram a receptividade do capixaba ótima ou boa, isso faz com que o turista queira voltar a este destino, como é confirmado na pesquisa que mostra que mais de 30% das pessoas de fora do Estado vem duas ou mais vezes por ano ao Espírito Santo”, afirmou.

A pesquisa completa está disponível no site https://observatoriodoturismo.es.gov.br

Com informações da Assessoria do Governo do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA