21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Turismo capixaba cresce 30% em dez meses

O turismo capixaba apresentou alta também na variação mensal, sendo um dos quatro estados com elevação do índice

Por Amanda Amaral

O volume de atividades turísticas no Espírito Santo cresceu 30,1% de janeiro a outubro de 2022 se comparado ao mesmo período de 2021. Já na variação mensal, a alta foi de 3%. Dos 12 estados brasileiros em que a pesquisa foi realizada, apenas quatro apresentaram crescimento frente ao mês anterior.

- Continua após a publicidade -

Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), que representam um grupo à parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Espírito Santo, os resultados são analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Na variação mensal, o crescimento do Espírito Santo (+3,0%) foi acima da média nacional, -2,8%, e após dois recuos consecutivos. O Distrito Federal registrou queda de 7,8% nesta base de comparação.

Já se comparados outubro de 2022 e outubro de 2021, o Espírito Santo apresentou crescimento de 6,0% com relação as atividades turísticas. Neste caso, todos os estados pesquisados obtiveram variação positiva, a maior em Minas Gerais (+32,0%). No acumulado em 12 meses, o indicador no estado capixaba registrou 30,6%.

Demanda reprimida

Para a Fecomércio-ES, o bom resultado do Espírito Santo pode ser explicado por causa da demanda reprimida nos últimos anos pela pandemia. Com a flexibilização das medidas restritivas, houve maior procura por destinos turísticos. No longo prazo, porém, será necessário investir em estímulos e medidas consistentes para manter os bons resultados do segmento, segundo a entidade.

“A atividade turística está retornando à sua dinâmica normal, e apresentou maior volatilidade no segundo semestre de 2022, por conta de variáveis como a alta dos preços das passagens aéreas. Apesar disso, a expectativa é que os indicadores continuem positivos graças à alta temporada de turismo 2022/2023”, destaca a análise da Fecomércio-ES.

Brasil

As atividades turísticas no Brasil em outubro tiveram retração de 2,8% quando comparadas às de setembro de 2022, após três resultados positivos consecutivos. Em relação ao mesmo mês de 2021, a alta foi de 16,1%. O acumulado de janeiro a outubro de 2022 foi de 34,5%. Os dados do Iatur são divulgados com dois meses de defasagem e poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação.

Sobre a pesquisa

turismo capixaba
O preço das passagens aéreas causou volatilidade no setor turístico no segundo semestre de 2022. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo o IBGE, a PMS tem como objetivo a produção de indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor dos serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos, abrangendo o conjunto de diversas atividades.

O Iatur é construído através do agrupamento das seguintes atividades: alojamento e alimentação; serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer; locação de automóveis sem condutor; agências de viagens e operadoras turísticas; transportes turísticos; transporte rodoviário de passageiros em linhas regulares intermunicipais, interestaduais e internacionais; trens turísticos, teleféricos e similares; transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares; outros transportes aquaviários; e transporte aéreo de passageiros.

Os resultados da atividade turística são coletados em 12 estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

Confira o crescimento da atividade turísticas no Espírito Santo:

Out. 2022/Set. 2022 – +3,0%
Out. 2022/Out. 2021 – +6,0%
Out. 2022/Jan. 2021 – +30,1%
Acumulado 12 meses – +30,6%

Fonte: Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de outubro de 2022.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA