24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Terceiro Setor busca formar rede de entidades no ES

Domingos Armani fez palestra com o tema "Rede: uma estratu00e9gia de moilizau00e7u00e3o"

O 1º Enconetcar reuniu mais de 130 pessoas na busca de articular organizações sociais capixabas

Criado em julho de 2011, o grupo Terceiro Setor Conectado reúne mais de 30 organizações sociais da Grande Vitória. Na manhã e tarde de hoje, o grupo realizou o 1º Enconectar – Encontro Anual do Terceiro Setor Conectado. Mais de 130 membros de entidades compareceram ao Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão em busca de escutar especialistas, trocar experiências e promover a integração com outras organizações capixabas.

- Continua após a publicidade -

O evento incluiu palestras e conversas com especialistas, apresentações culturais e exibição de vídeos. O principal convidado foi o gaúcho Domingos Armani, um dos maiores especialistas no Terceiro Setor no Brasil. A palestra de Armani buscou ressaltar a importância das redes como estratégia de mobilização. Ele afirmou que a rede é um princípio organizativo que também pode ser usado para olhar a sociedade e compreender as suas conexões e relações. “Com a ideia de formar uma rede você está ampliando a capacidade da sociedade de enfrentar os problemas. Aqui temos uma rede que envolve fundamentalmente organizações sociais e ONGs mas também articula o poder público e integra empresas. Então, quando ela vai envolvendo diferentes atores ela amplia sua capacidade de enfrentar problemas complexos. E os problemas sociais são muito complexos. A rede é o tipo de organização mais apta pra enfrentar problemas complexos no mundo contemporâneo.”

Um dos representantes de entidades, Joel Rodigues Pacheco, destaca que nem todas as organizações do terceiro setor são bem estruturadas e conseguem cumprir os complexos requisitos legais. Por isso, ele acredita que a troca de experiências e as atividades de formação permitam que as organizações se autoajudem e desenvolvam em conjunto, que é o objetivo final do projeto. “Esse primeiro encontro é muito importante e supera as nossas expectativas, pois estão presentes algumas organizações que não estão inseridas no grupo e que esperamos que venham somar conosco”, afirma o representante da Obra Social Nossa Senhora das Graças.

A organização registrou a presença de entidades ainda não membras do grupo, inclusive de outras cidades como, Aracruz, Domingos Martins, Linhares e São Mateus, reforçando o interesse das organizações em intercambiar experiências. “A importância do evento é porque é um espaço em que várias organizações estão se unindo e assim podem entender a relevância de trabalharem juntos para enriquecer seus projetos e gerar outras atividades que possam potencializar seus trabalhos”, conclui Karyne Fontes Barros, integrante da Comissão Organizadora do 1º Enconectar.

A Next Editorial e a Revista ES Brasil estão entre as apoiadoras deste evento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA