Apenas 15% das obras de restauração, financiadas pela Lei Rouanet, foram concluídas
Por Kebim Tamanini
Após cinco anos de fechado, os capixabas terão que esperar um pouco mais para desfrutar dos espetáculos no Teatro Carlos Gomes. O processo de restauração está com apenas 15% de conclusão e a previsão de entrega para o final de 2025. As intervenções vão receber investimentos de R$ 20 milhões provenientes da Lei Rouanet.
O secretário de Cultura do Espírito Santo (Secult), Fabricio Noronha, disse que o processo de restauro está em estágio inicial. “Estamos com 15% desse processo executado, começando pela parte mais bruta, de demolições e ajustes. Isso tudo começa com um bom projeto, por exemplo, na acessibilidade plena, na recuperação e também na modernização. É mais conforto e segurança”, esclareceu.
O projeto de restauração transformará o prédio histórico em um espaço mais acessível. Isso incluirá novas instalações elétricas, sistemas de climatização, cortinas corta-fogo, telhado, calhas e a instalação de elevadores. A ideia é inserir o teatro no cotidiano da cidade, e não apenas durante eventos. Também estão previstas visitas guiadas e uma sala de memória.
- Glória terá uma nova subestação de energia elétrica
- Popó teve prejuízo de R$ 1 milhão em golpes de criptomoedas
No Teatro Carlos Gomes terá um café no segundo andar, aberto ao público todos os dias. Além disso, o espaço promoverá atividades educativas em parceria com escolas e terá uma sala de exposições para envolver a população no cenário da cultura local.