22.1 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Restauradores descobrem pinturas em ouro no Teatro Carlos Gomes

Pinturas em ouro foram encontradas em frente ao palco central e em alguns camarotes. Ornamentos serão estudados e posteriormente restaurados 

Por Mariah Friedrich

Durante as atividades de restauração no Theatro Carlos Gomes, os restauradores identificarem pinturas com detalhes em ouro em dois locais distintos do espaço cultural.  Após a revelação, os ornamentos estão passando por estudos para que, posteriormente, possa ser feito o restauro adequado do douramento. As áreas identificadas incluem a boca do proscênio, posicionada em frente ao palco central, e alguns camarotes.

- Continua após a publicidade -

A revelação foi feita pela Presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel, responsável pelo acompanhamento das obras, que estão em andamento desde junho de 2023. Conforme pesquisadores, a primeira notícia do uso de folha de ouro foi no ano de 2300 AC, em pinturas egípcias. A expectativa é de que as molduras voltem a brilhar com o douramento original, utilizando a técnica milenar da aplicação de folhas de ouro.

O processo de restauro e readequação do Theatro Carlos Gomes começou em junho de 2023, como parte da Iniciativa Resgatando a História. Com um investimento previsto de R$ 20 milhões, provenientes do BNDES e da EDP, as obras têm como objetivo preservar e revitalizar esse importante espaço cultural do Estado e a previsão de finalização das atividades de restauro é de dois anos e meio.

As intervenções incluem trabalhos nas instalações civis, cênicas, acessibilidade, além de melhorias estéticas e de uso. Segundo a assessoria do Instituto Modus Vivendi, as obras de climatização, parte elétrica e o projeto de prevenção e combate a incêndios estão quase concluídos. Atualmente, os técnicos trabalham em melhorias na parte cênica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -