25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

TDAH é um dos transtornos mentais mais difíceis de ser diagnosticado

Você sabia que o TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um dos transtornos mentais mais difíceis de ser diagnosticado?

Por Munik Vieira

Para quem não sabe, TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas. Costuma aparecer na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a vida. Ele se caracteriza por três sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade ou agitação motora.

- Continua após a publicidade -

Quando não identificado e tratado na infância, o paciente leva os sintomas para a fase adulta. E é aí que surgem as consequências: dificuldade de concentração nos estudos e trabalho, procrastinação, baixa autoestima, problemas de relacionamento, entre muitos outros.

Especialistas afirmam que é muito comum um adulto procurar o consultório de um profissional para tratar depressão ou ansiedade sem a consciência de que as causas podem estar no transtorno do neurodesenvolvimento não diagnosticado na infância.

Entender o próprio diagnóstico é uma parte importante do processo. Segundo especialistas, geralmente, uma vez cientes de ter TDAH, os adultos ganham qualidade de vida. “No meu caso, meus pais sabiam desde que eu era criança, mas como não se falava muito em TDAH, eles não me contaram. Mas quando descobri, passei a me conhecer melhor, foi muito libertador”, diz Thata Finotto, criadora do projeto ‘Tribo TDAH’, de acolhimento para pessoas com o transtorno.

A psicóloga Iane Kestelman conta que, no Brasil, nem se ouvia falar em TDAH quando se formou há 35 anos. Um de seus filhos apresentou os sintomas, mas tudo o que ela ouvia dos especialistas era “ele não tem nada mãe, ele só tem muita energia”. Até que ele foi diagnosticado. A neuropsicóloga faz uma autocrítica: “eu também dei diagnóstico errado no meu consultório, eu também disse que ‘não era nada’ para muitos pais que passaram no meu consultório durante 25 anos”.

TDAH já atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Só no Brasil, o transtorno atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento do TDAH é feito com medicações, os psicoestimulantes do sistema nervoso central. Os medicamentos são seguros e, em geral, tem resultados satisfatórios. É importante lembrar que o diagnóstico de TDAH, seja na criança, no adolescente ou adulto, deve ser feito com rigor, levando-se em consideração todos os critérios já estabelecidos pela Associação Americana de Psiquiatria e pela Organização Mundial de Saúde.

Sintomas

É preciso estar atento também a alguns sintomas que geralmente são confundidos com desobediência, falta de educação e preguiça. Porém, podem ser sinais do surgimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este pode trazer, principalmente, dificuldades no desempenho escolar, gerando falta de atenção e agitação.

*Com informações da Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA