24.9 C
Vitória
sábado, 16 outubro, 2021

Vacinas salvam 2.400 vidas no Espírito Santo

Pesquisa apresentou a estimativa de vidas preservadas pela vacinação entre os dias 28 de fevereiro, data de início das aplicações no Estado, até o dia 10 de julho

Por Samantha Dias 

No Estado, pelo menos 2.400 vidas foram salvas pela vacina contra a Covid-19. É o que aponta o estudo “Influência da vacinação sobre o número de óbitos por Covid-19 no Espírito Santo”, divulgada pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A pesquisa apresentou a estimativa de vidas preservadas pela vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo entre os dias 28 de fevereiro de 2021, data de início das aplicações no Estado, até o dia 10 de julho deste ano, em conjunto com os óbitos acumulados desde 26 de abril de 2020 (primeira semana epidemiológica em que foram registrados mais de 100 óbitos). O documento revela que até julho, 2.469 vidas foram salvas. Caso seja considerado um intervalo de confiança de 95%, o número de vidas salvas pode variar entre 1.265 e 4.946.

Segundo o coordenador do NIEE, Pablo Lira, o objetivo da pesquisa foi avaliar as variações nas porcentagens de óbitos semanais por faixa etária ao longo da pandemia e estimar o possível número de vidas salvas devido à utilização das vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19).

“Há uma relação entre as datas de início da vacinação da faixa etária e a redução da sua representatividade dentre os óbitos. Dessa forma, podemos estimar qual poderia ser o número de óbitos caso não houvesse a vacinação, supondo que essas proporções continuassem constantes”, explicou Pablo Lira.

“Mesmo que essas reduções não sejam totalmente atribuídas ao processo de vacinação, pode-se observar que são devido a fatores que não ocorreram no ano de 2020. Além disso, é difícil levantar hipóteses que justifiquem a ordem com que ocorreram as reduções, senão graças à vacinação”, argumentou o pesquisador do IJSN Hélio Gomes Filho.

Com informações do Governo do Estado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade