25.9 C
Vitória
sábado, 6 DE julho DE 2024

Suzano prevê aumento de 35% na venda de lignina após parceria

A empresa expande a parceria com a Greenway para comercialização do biomaterial ao mercado de borrachas em todo o Brasil

Por Redação

A Suzano anunciou a expansão da parceria com a Greenway, divisão de negócios sustentáveis da CYA, uma das maiores distribuidoras de produtos químicos do Brasil, para a comercialização de lignina kraft no mercado de borrachas para todo o mercado nacional. Anteriormente, a comercialização era realizada exclusivamente pelo parceiro somente na região Sul.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Suzano, o consumo de lignina na fabricação de bandas de rodagem tem aumentado de forma constante, com perspectiva de crescimento superior a 35% em 2024 na comparação com o ano anterior.

A Ecolig®, como é conhecida a lignina da Suzano, possui múltiplas funcionalidades químicas e versatilidade para diferentes aplicações, possuindo alto potencial antioxidante, de absorção de radiação UV e propriedade ligante. Ela também já é homologada para uso em outros subsegmentos de atuação da borracha, como correias transportadoras, solado de sapato e peças de borracha em geral.

“Estamos muito entusiasmados em fortalecer e expandir a nossa parceria com a Greenway no Brasil para desenvolver o mercado de aditivos renováveis, em substituição aos aditivos fósseis convencionais. A lignina vem como uma solução inovadora para atender à crescente demanda global por produtos mais sustentáveis, o que é reforçado pelo aumento de volume do produto que prevemos para este ano”, diz Victor Hugo Gonzalez, gerente de Bionegócios da Suzano.

“Este projeto se destaca pelo investimento robusto em PD&I, pela complexidade técnica no desenvolvimento de um antioxidante biobased eficaz, e pelo pioneirismo da solução. Com produto disponível em escala comercial, entregamos ao mercado uma opção sustentável, inovadora e competitiva, beneficiando o setor da borracha com sustentabilidade, custo competitivo e conveniência de abastecimento local”, destaca Daniel Paludo, Diretor da Greenway, Unidade Cya de Sustentabilidade.

Congresso

Como parte da parceria, desta quarta-feira (26) até sexta (28), a Suzano e a Greenway participarão do 20º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, organizado pela Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), e da Feira Expobor, com palestras dos representantes das duas companhias.

Com o tema “Biomateriais em elastômeros”, Caio Balarim, Consultor de Bionegócios da Suzano, fará uma palestra para abordar a adoção de práticas mais sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos elastômeros, apresentando a inclusão dos bioprodutos do portfólio da Suzano em diversas formulações, com o objetivo de melhorar o desempenho técnico e redução nos impactos ambientais. A palestra será realizada nesta quinta (27), das 9h30 às 10h.

Já a palestra da Greenway, com o tema “Formulando compostos de borracha mais sustentáveis”, será realizada por Karin Brito, responsável pela área de P&D da empresa, também nesta quinta (27), das 11h30 às 12h.

Pela primeira vez, a Suzano também participará da Expobor, a maior feira com foco em artefatos de borracha da América Latina, em conjunto com a Greenway. As empresas estarão com um stand para receber parceiros e explicar o uso da lignina em elastômeros, por meio de colaboradores técnicos e comerciais das duas companhias. Haverá a exibição de amostras dos biomateriais da Suzano como a lignina e a MFC (celulose microfibrilada).

O Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha e a Feira Expobor serão realizados no Expor Center Norte, na cidade de São Paulo, trazendo as principais novidades no setor de borracha no Brasil.

A Suzano é a primeira fabricante de lignina kraft de eucalipto certificado do mundo e já comercializa em continentes, como América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. No Brasil, a Suzano opera em Limeira (SP), na primeira fábrica de lignina oriunda de eucalipto certificado do mundo. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA