24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Super Acaps Pan Show 2011 teve palestra de abertura do jornalista Paulo Henrique Amorim

Super Acaps Pan Show 2011 teve palestra de abertura do jornalista Paulo Henrique AmorimNa tarde desta terça-feira (5), teve início a Super Acaps Pan Show 2011, o maior evento do varejo capixaba. Organizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), a palestra de abertura do evento teve o tema “Economia no Cenário Nacional e Internacional”, com o jornalista, sociólogo, cientista político e apresentador do programa Domingo Espetacular da Rede Record, Paulo Henrique Amorim.

O encontro contou com a presença do presidente da Acaps, João Carlos Devens; do superintendente da Acaps, Hélio Hoffmann Schneider, e do presidente do Sindipães, Flávio Bertollo.

- Continua após a publicidade -

Durante a palestra, o jornalista Paulo Henrique Amorim falou sobre o Brasil em longo prazo, dos problemas que o país enfrenta e as mudanças que estão acontecendo. Além disso, Paulo Henrique Amorim também citou o aumento da população da Classe C. “O Brasil tem uma Espanha no meio da pirâmide de renda, e isso provocou uma mudança especial. É o fato de que essa nova classe média ascendente é quem determina os padrões de decisão da economia. É por ela e por causa dela que as indústrias se organizam, que os padrões se fixam, e que a economia se organiza para atendê-la. Porque ela é a maioria e ela é crescente”, afirma.

Outra conseqüência importante citada por Paulo Henrique Amorim é que a classe média exige que o sistema político seja um sistema de centro. “A economia foi pro centro, foi pro meio. Foi para a classe C, e nesse regime, as instituições políticas tem que responder a isso com instituições políticas democráticas e com práticas políticas democráticas”, disse.

Outro assunto abordado pelo jornalista foi a questão do crescimento horizontal que o Brasil vem enfrentando. “Houve uma mobilidade não só na vertical, mas uma mobilidade horizontal no Brasil. O Brasil hoje cresce daquele centro que havia, que era o centro do sudeste, e hoje o Brasil cresce em todo o canto do país”, afirma Amorim.

Outro assunto muito abordado por Paulo Henrique Amorim foi a ascendência das mulheres e seu poder de decisão. “As mulheres estão tendo poder de decisão maior que o homens na hora de consumir. E elas utilizam o ato de consumir como uma extensão do seu auto estima e auto valorização recente”, conta.

Quando questionado sobre o rumo do Brasil, o jornalista Paulo Henrique Amorim disse que é o rumo certo. “Estamos no rumo certo, sim. Demos uma freiadinha para a arrumação, pois a inflação estava subindo muito. Mas o trilho está traçado e o rumo do Brasil é para frente”, finaliza.

A palestra de Paulo Henrique Amorim teve início às 15 horas e terminou às 16 horas. O auditório da Feira Super Acaps Pan Show 2011 estava cheio, com mais de 200 pessoas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA