28.2 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

Sucessão e estratégia nas empresas familiares

Leia Também

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

Estado anuncia apoio de R$ 300 milhões para manutenção de empregos

Medidas contemplam abertura de linhas de crédito e prorrogação de taxas estaduais por 90 dias como ICMS do Simples Nacional.

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Um dos fatores que mais contribuem para o declínio de empresas familiares é a sucessão mal estruturada.

Não planejar a sucessão torna inócuo outro tipo de planejamento imprescindível: o planejamento estratégico. Não há sentido em planejar onde a empresa estará no longo prazo, sem se abordar um dos maiores riscos a esse objetivo, que é a transição de gerações.

As famílias estão menores e tendo filhos cada vez mais tarde. É cada vez maior a possibilidade de que a geração emergente não esteja pronta para assumir o comando da empresa na falta dos atuais proprietários.

O planejamento sucessório deve estar alinhado com o planejamento estratégico. Se não houver clareza sobre a visão da empresa, sobre onde ela pretende chegar no futuro, não será possível escolher conscientemente o líder certo ou definir que qualidades e competências serão requeridas desse sucessor. O que queremos para a empresa? O que é necessário para chegarmos lá? Apenas após respondidas essas e outras questões, é possível pensar no sucessor adequado.

O alinhamento entre estratégia e sucessão também ajuda a moldar a atuação do sucessor que vê na sua ascensão ao poder a oportunidade de impor o seu estilo. Um dos perigos da sucessão não estruturada é o de que a empresa fique presa ao peso das expectativas intergeracionais e não esteja precavida quanto à incapacidade do sucessor para encarar o desafio ou quanto ao risco da mudança de liderança representar uma ruptura estratégica.

Uma boa prática, em se tratando de alinhamento entre sucessão e estratégia, é a implementação de um conselho de administração forte, de preferência com a presença de membros independentes.

Conselhos já não são meros ratificadores de decisões dos acionistas controladores. Uma de suas funções mais importantes é proteger a empresa do declínio e ajudar a administração a aproveitar as oportunidades que o ambiente competitivo em constante mudança apresenta. Ao desempenhar tal função, o conselho tem condições privilegiadas de supervisionar o processo sucessório, garantindo que a transição evite ruptura e favoreça a estratégia de longo prazo da empresa. Além disso, a presença de conselheiros independentes garante que a sucessão transcorra dentro de critérios meritocráticos e não meramente familiares.

A sucessão numa empresa familiar irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. A sua organização está preparada para ela?


Leia mais

PROGRAMA PRÓXIMA GERAÇÃO

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade