29.3 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Sucessão e estratégia nas empresas familiares

Leia Também

MME mantém recomendação para extinguir horário de verão

Medida foi pouco efetiva nos últimos anos, diz nota técnica. Saiba mais! O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se...

Gilmar Mendes diz não ter atingido honra das Forças Armadas

Ministro do STF divulgou nota na manhã desta terça-feira. Confira! O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (14) que respeita as...

Presidente do Comitê de Tóquio 2021 prevê versão reduzida do evento

“A prioridade é estar seguro”, diz Yasuhiro Yamashita. Saiba mais! Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados pra 2021, provavelmente serão uma versão reduzida...

Um dos fatores que mais contribuem para o declínio de empresas familiares é a sucessão mal estruturada.

Não planejar a sucessão torna inócuo outro tipo de planejamento imprescindível: o planejamento estratégico. Não há sentido em planejar onde a empresa estará no longo prazo, sem se abordar um dos maiores riscos a esse objetivo, que é a transição de gerações.

As famílias estão menores e tendo filhos cada vez mais tarde. É cada vez maior a possibilidade de que a geração emergente não esteja pronta para assumir o comando da empresa na falta dos atuais proprietários.

O planejamento sucessório deve estar alinhado com o planejamento estratégico. Se não houver clareza sobre a visão da empresa, sobre onde ela pretende chegar no futuro, não será possível escolher conscientemente o líder certo ou definir que qualidades e competências serão requeridas desse sucessor. O que queremos para a empresa? O que é necessário para chegarmos lá? Apenas após respondidas essas e outras questões, é possível pensar no sucessor adequado.

O alinhamento entre estratégia e sucessão também ajuda a moldar a atuação do sucessor que vê na sua ascensão ao poder a oportunidade de impor o seu estilo. Um dos perigos da sucessão não estruturada é o de que a empresa fique presa ao peso das expectativas intergeracionais e não esteja precavida quanto à incapacidade do sucessor para encarar o desafio ou quanto ao risco da mudança de liderança representar uma ruptura estratégica.

Uma boa prática, em se tratando de alinhamento entre sucessão e estratégia, é a implementação de um conselho de administração forte, de preferência com a presença de membros independentes.

Conselhos já não são meros ratificadores de decisões dos acionistas controladores. Uma de suas funções mais importantes é proteger a empresa do declínio e ajudar a administração a aproveitar as oportunidades que o ambiente competitivo em constante mudança apresenta. Ao desempenhar tal função, o conselho tem condições privilegiadas de supervisionar o processo sucessório, garantindo que a transição evite ruptura e favoreça a estratégia de longo prazo da empresa. Além disso, a presença de conselheiros independentes garante que a sucessão transcorra dentro de critérios meritocráticos e não meramente familiares.

A sucessão numa empresa familiar irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. A sua organização está preparada para ela?


Leia mais

PROGRAMA PRÓXIMA GERAÇÃO

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 
Continua após publicidade