A startup capixaba Lume Robotics criou o sistema de automação do modelo Atego 1730 da Mercedes-Benz, que já foi vendido para a Ypê
Por Amanda Amaral
Uma startup capixaba está fazendo história em mobilidade autônoma no Brasil. A Lume Robotics é a responsável pela tecnologia do modelo Atego 1730 da Mercedes-Benz, 1º caminhão com nível 4 de automação no país, ou seja, desde que em locais confinados, os veículos rodam mesmo sem motorista e com alta precisão nas manobras.
A Ypê foi a primeira a adquirir os caminhões. A fabricante brasileira de produtos de higiene e limpeza anunciou que quatro deles serão utilizados em Amparo, São Paulo, para conectarem a matriz ao novo Centro de Distribuição – considerado um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e de toda a América Latina.
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Os modelos Atego estão sendo preparados para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica, transferindo produtos entre as linhas de produção e distribuição, segundo a Ypê.
Benefícios do sistema
“Os principais benefícios são a maior previsibilidade e a repetição dos trajetos, isso proporciona maior eficiência, além de gerar redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes. Também diminui a necessidade manutenção”, explica o CEO da Lume Robotics, o engenheiro Ranik Guidolini.
Em razão dos sensores e das câmaras, o sistema elaborado pela startup capixaba reconhece os obstáculos mapeados, incluindo pedestres. Por meio de Inteligência Artificial (AI), o caminhão memoriza as características do local onde irá atuar. Já o motorista pode continuar presente na logística da operação e acompanhar todo o processo, podendo realizar outras tarefas, segundo divulgou a Mercedes-Benz.
“Sendo o nível 4, o veículo traz mais produtividade e segurança. E além disso, com menor impacto no meio ambiente. Já que, por conta das manobras precisas, gera menos carbono. Então unimos toda esta inovação com a visão de sustentabilidade”, afirmou o Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê.
Parceria com a Mercedes
Fabricado no Brasil, o Atego 1730 foi apresentado ao público no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2022, maior feira do setor de transporte na América Latina, no início de novembro deste ano, em São Paulo.
Na ocasião, a Mercedes-Benz divulgou a criação de um novo modelo de negócio, que consiste numa consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com a entrega de soluções customizadas para cada demanda individual dos clientes.
Cooperação
Ranik Guidolini afirma que a parceria com a gigante dos caminhões vem sendo discutida desde 2020 e que hoje consiste na venda do sistema e sensores que orientam os veículos. “É uma cooperação. A Lume lucra com o software e a Mercedes com o automóvel”, disse.
Para a divulgação do Atego 1730, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Achim Puchert, destacou: “Nossa Empresa é uma das que mais interagem com startups no país e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica. Este é o caso do caminhão autônomo Nível 4 em parceria com a Lume Robotics”.
Mercado internacional
Além da Ypê, também são clientes da Lume Robotics a mineradora Vale, a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer), a ArcelorMittal, a Ternium Brasil, a Suzano, a Votorantin Cimentos, a MRS e a Petrobras.
O CEO da Lume Robotics afirma que, no Brasil e na América Latina, a startup capixaba é pioneira na criação de soluções para veículos autônomos. “Estamos trabalhando para nos consolidarmos e expandirmos para fora do Brasil”, comentou.

Sobre a Lume Robotics
A criação da Lume Robotics também foi marcada por um feito histórico. Em 2017, o Projeto Intelligent Autonomous Robotic Automobile (IARA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), criou um carro autônomo que percorreu 74 quilômetros em tráfego normal, de Vitória até a cidade de Guarapari.
Com isso, em 2019, os pesquisadores participantes do IARA decidiram fundar a Lume Robotics se valendo da expertise em tecnologias avançadas como redes neurais profundas (deep learning), Inteligência Artificial (AI), visão computacional e robótica autônoma.
“Os pesquisadores decidiram fundar a empresa para evoluir com os sistemas autônomos e poder contribuir com soluções para o mercado e a sociedade. Hoje, a Lume possui uma parceria com a universidade, é uma startup incubada no Espaço Empreendedor Ufes”, ressaltou Ranik Guidolini.