A potência total do carro equivale a 393 cv; o novo Haval H6 possui um terceiro motor elétrico sistema garante baixo consumo de combustível
O passo inicial da Great Wall Motors (GWM) para ingressar no Brasil foi comprar uma fábrica – da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), em junho de 2021. Agora, a marca chinesa revela o cronograma de inauguração de 50 concessionárias no País e prepara o lançamento de seu primeiro modelo no mercado brasileiro: o SUV Haval H6 híbrido plug-in, no início de 2023.
No primeiro momento, o médio virá da China. E, embora a marca não tenha confirmado os preços, a novidade ficará posicionada entre os híbridos Toyota Corolla Cross XRX, que parte de R$ 208 390, e Toyota RAV4, a R$ 311.890. Ou seja, a tabela do Haval H6 deverá ser de cerca de R$ 250 mil.
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O novo modelo se destaca pelo sistema híbrido plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas. O conjunto é formado pelo motor 1.5 turbo a gasolina na dianteira e dois elétricos instalados um em cada eixo. Assim, o utilitário tem tração integral.
A potência total é equivalente a 393 cv. Há ainda um terceiro motor elétrico próximo às rodas dianteiras. Porém, este funciona apenas como um gerador de energia.
Segundo a fabricante, a tecnologia batizada de PHEV P4 prioriza o modo elétrico. Dessa forma, diferentemente do que ocorre em veículos híbridos de outras marcas, é o motor a combustão que auxilia os elétricos. Estes movem o carro praticamente o tempo todo.
Assim, o 1.5 a gasolina traciona as rodas apenas em situações que exigem pressão superior a 50% sobre o pedal do acelerador. É o caso, por exemplo, de ultrapassagens e retomadas de velocidade.
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— GreatWallMotor (@GWMGlobal) October 17, 2022
Entretanto, o motorista também pode configurar as respostas. Assim, o Haval H6 pode ser ajustado para rodar apenas no modo puramente elétrico. Ainda assim, caso o SUV ultrapasse os 140 km/h, o motor a combustão passa a atuar automaticamente. Seja como for, é preciso lembrar que o máximo permitido nas rodovias brasileiras é de 120 km/h.
Duas Marchas
O gerenciamento da entrega de força é feito por meio de câmbio. A transmissão do Haval H6 tem duas velocidades e está conectada ao motor a combustão. Uma das marchas é utilizada para médias velocidades e a outra, para as altas. No caso do motor elétrico, por fim, como é de praxe, o gerenciamento é por marcha única, com redução.
Na prática, o sistema garante baixo consumo de combustível. De acordo com dados da GWM, com um litro de gasolina o H6 pode rodar, em média, 28,7 km na cidade e 25,3 km na estrada, considerando a medição pelo ciclo brasileiro NBR.
Por sua vez, as baterias têm capacidade de 34 kWh. Assim, de acordo com a marca, garantem autonomia de até 170 km em modo 100% elétrico. Além disso, repor de 30% a 80% da energia em carregadores rápidos (DC) leva pouco mais de 20 minutos. Já em sistemas lentos (AC), o tempo para recarga total pode chegar a dez horas.
Em movimento
O “Jornal do Carro”, do “Estadão” participou do evento de apresentação do Haval H6. A marca promoveu um curto test-drive com o modelo – basicamente, demos uma volta com o carro no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, onde a velocidade máxima permitida é de 90 km/h.
Embora o trecho tenha sido bastante curto, foi suficiente para entender o funcionamento do SUV híbrido. Durante o percurso, apenas o motor elétrico foi utilizado.
Nesse tipo de situação, 100% do torque fica disponível imediatamente. Portanto, o carro mostrou ter bom desempenho. Além disso, nessa condição não há o ruído do motor a combustão. O SUV produziu apenas um leve zumbido durante as acelerações.
Segundo informações da GWM, a área de engenharia ainda vai fazer ajustes em sistemas como a direção e a suspensão. De modo geral, o carro se manteve “à mão”. Porém, a carroceria poderia rolar um pouco menos em curvas. Por sua vez, tanto o isolamento acústico quanto o acabamento da unidade avaliada eram bons.
Outros ajustes feitos para agradar o gosto dos brasileiros dizem respeito à estética. É o caso, por exemplo, do chamado “delete crome”. Ou seja, há poucos detalhes cromados. Os frisos da carroceria, por exemplo, são pintados de preto brilhante. E as rodas de liga leve, com desenho exclusivo, são de 19 polegadas.
Aliás, a lista de equipamentos do Haval H6 é ampla. Há central multimídia com tela de 12,3″ e espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, a GWM informa que o modelo poderá receber atualizações de forma remota, por meio do sistema OTA, sigla de “over the air”, ou pelo ar, em tradução livre.
O utilitário trará um recurso inédito no Brasil: reconhecimento facial. Assim, o SUV poderá ajustar automaticamente sistemas como ar-condicionado, som e bancos, conforme o gosto de quem for dirigir.
Head-up display, que projeta dados no para-brisas, assistentes de condução semiautônoma de nível 2 e internet 5G também serão oferecidos. Há ainda controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência, entre outros. O teto solar, porém, será opcional.
Ficha Técnica
GWM Haval H6 Hybrid
Preço (estimado) R$ 250 mil
Motor 1.5 a gasolina e 2 elétricos
Potência (cv) 393 (combinada)
Torque (mkgf) Não informado
Câmbio Automático, 2 m.
Baterias 34 kWh
Comprimento 4,68 metros
Entre-eixos2,74 metros
Porta-malas 560 litros
Fonte: GWM
Prós e Contras
PRÓS – AUTONOMIA
SUV pode rodar 170 km no modo 100% elétrico e, com um
litro de gasolina, percorrer 28,7 km na cidade.
CONTRAS – SUSPENSÃO
Carroceria poderia ser mais firme em curvas – marca garante que vai recalibrar o sistema.
Com informações de Agência Estado