22.1 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Nasa lança primeira sonda que tocará o sol

Foto: © iStock

A intenção da sonda é chegar mais perto possível e ajudar a esclarecer os mistérios do astro

A Nasa lançou no domingo (12) uma sonda capaz de se aproximar e chegar mais perto do que jamais se chegou do Sol, transitando pela chamada coroa solar. A ideia é compreender os mistérios do astro-rei.

A sonda Parker Solar Probe decolou em um foguete às 3h31 (hora local) a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, após o adiamento no sábado por problemas técnicos.

A intenção é levar a sonda à camada mais externa da atmosfera do Sol e fazê-lo alcançar 696 mil quilômetros por hora, velocidade jamais alcançada por um objeto feito pelo homem e equivalente a viajar de Nova York a Tóquio em um minuto.

Foguetes que lançaram a sonda / Foto: NASA/Bill Ingalls/Handout / via Reuters

A Parker Solar Probe é uma pequena sonda que possui “expectativa de vida” de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius.

A sonda leva este nome por conta do astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que foi homenageado com o nome da espaçonave, que também tem o objetivo de auxiliar na compreensão das tempestades geomagnéticas, que ameaçam redes elétricas na Terra.

O primeiro encontro da sonda com a coroa solar deve ocorrer em novembro. No total, a espaçonave deve fazer 24 aproximações do Sol na missão de sete anos, com orçamento de 1,5 bilhão de dólares.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade