- Continua após a publicidade -

Solidariedade: amigos se unem em prol de quem mais precisa

Os Anjos Amigos desenvolvem ações para reduzir o sofrimento de quem vive nas ruas

Por Patrícia Battestin

A cena pode ser vista em diversos pontos das cidades. Homens, mulheres, crianças… famílias inteiras vivendo nas ruas. Segundo informação das prefeituras da Grande Vitória, são mais de 2 mil pessoas em situação de rua assistidas por programas sociais.

A cidade da Serra lidera o ranking com 931 pessoas nas ruas. Vitória tem 350 pessoas cadastradas em projetos do município. Na sequência, está Vila Velha com 282, Cariacica com 237, Guarapari com 190 e Viana com 63.

- Continua após a publicidade -

Essa realidade sempre incomodou a empresária Renata Cabral. A sobrevivência de forma desumana dessas pessoas não a conformava e a fazia pensar em como poderia tentar amenizar o sofrimento de quem passa os dias sem um teto, sem cama, sem um prato de comida.

“Eu e a Luana Fontana começamos mobilizando nossas famílias. Quatro pessoas resolveram ajudar”, disse Renata. Com esse pequeno grupo nasceu a ONG Anjos Amigos, hoje com 56 voluntários.

Projeto Ruas

A ONG desenvolve várias ações, entre elas o Projeto Ruas. Nele, os voluntários distribuem alimentos, água, colchões, roupas e produtos de higiene pessoal para quem não tem um lar. Cerca de 150 pessoas são atendidas aos sábados, quinzenalmente.

- Continua após a publicidade -

“Perceber que pequenas atitudes nossas foram capazes de gerar sorrisos e momentos de felicidade em pessoas tão sofridas e esquecidas, é muito gratificante. A troca de experiências de vida, assim como as relações que estabelecemos com esses irmãos em situação de rua, também é muito satisfatório”, destacou Renata.

Em cada ação, surgem novas histórias que marcam. Renata contou que uma que ficou registrada na memória foi do censo de solidariedade de quem tem tão pouco. ”Um rapaz que nós fomos doar cobertor e roupas, acabou doando uma chuteira para um filho de uma voluntária”.

Os Anjos Amigos têm sede na Mata da Praia, em Vitória. E você pode conhecer mais o trabalho desenvolvido no site da ONG. E se também quiser fazer a diferença e se tornar um voluntário, será bem recebido. Segundo a Renata, as portas estão abertas para mais integrantes.

“As demandas de trabalho aumentam a cada semana e existem muitos locais que não conseguimos atuar, pois a quantidade de voluntários não é suficiente. Se faz urgente a necessidade de novos voluntários”, reforça.

- Continua após a publicidade -

Essa ajuda pode vir de muitas maneiras. Quem não se sente à vontade de desempenhar a tarefa de ir para as ruas, fazer abordagens, pode colaborar de diversas formas:

  • compartilhando as ações da ONG nas redes sociais
  • fazendo contatos de familiares
  • captando doações, entre outras

Serviço

ONG Anjos Amigos
Endereço: Avenida Carlos Gomes de Sá, 335, sala 101, Mata da Praia, Vitória
Celular / WhatsApp: (27) 99287-1465
Instagram: @anjosamigos
Site: www.anjosamigos.org

Leia Mais

SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
Muito além de um passado que não se...
Vitória recebe 1º encontro nacional de reciclagem
35 vagas para formação gratuita em marketing digital
HPV leva a 7,5 mil mortes anuais por...
Israel demite oficiais por morte de agentes humanitários
Polícia Militar lança edital com mais de mil...
ONG nega recebimento de valores da Lava Jato
Ministério recolhe lote de azeite impróprio para o...
Entidades para PCDs poderão ter isenção de ICMS

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -