23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

3 passeios gratuitos para fazer em Anchieta

O Santuário Nacional de São José de Anchieta, por exemplo é um passeio repleto de história e cultura 

Por Patrícia Battestin

Janeiro, verão, férias escolares, capixabas e turista aproveitando os dias de sol no Espírito Sol. Em Anchieta, litoral sul do estado, todos os finais de semana tem programação cultural gratuita em vários pontos da cidade.

- Continua após a publicidade -

Ao longo dos dias, a diversão vai além de praias, lagoas, cachoeiras e outras belezas naturais. O município conta com vários espaços culturais e de lazer que podem ser visitados gratuitamente neste período de férias escolares e verão, quando o Estado está repleto de visitantes. Separamos três dicas, confira!

São josé de anchieta
Santuário São José de Anchieta. Foto: reprodução

Santuário Nacional de São José de Anchieta

O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um dos roteiros que sugerimos. Ícone de fé e história no Espírito Santo, ele fica aberto diariamente. Foram feitas novas mudanças do local, incluindo lojinha, museu, igreja e café. No pátio virou tradição fazer pedidos ao santo e amarrar fitinhas nas grades do muro que ficam de frente para o mar.

É composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu e Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”). Construída no século XVI. No Museu podem ser vistos móveis antigos, peças arqueológicas, roupas e outros grandes objetos de valor religioso e histórico dos século XVI até os dias atuais. Na Cela do santo se encontra a relíquia de um de seus ossos. O museu é aberto diariamente para visitação, das 8h às 18h. Todas as noites na igreja matriz ocorrem missas às 19h.

Parque RDS Papagaio
Parque RDS Papagaio. Foto: Jonas Pereira / PMA.

Parque RDS Papagaio

Um outro local, ainda na sede do município, é o Parque RDS Papagaio. O espaço funciona todos os dias para visitação. Com 14.000 m² o local possui um viveiro de mudas, circuito para caminhada, academia popular, playground, mirante e diversas esculturas gigantes de espécies da região.

O horário de funcionamento é das 07h às 18h. O parque possui ainda estacionamento, banheiros, auditório, sinalização temática e videomonitoramento. O nome é em homenagem ao papagaio do mangue, uma das espécies que habita a região.

Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha
Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha. Foto: IPCMar

Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar)

A seis quilômetros da sede de Anchieta e bem próximo ao balneário de Castelhanos, podemos encontrar a sede do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), ONG que monitora as espécies de tartarugas que desovam na região. A visita é gratuita.

Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA