20.3 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Situação em Moçambique continua dramática, diz cônsul

Leia Também

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

A ONU já considera que o ciclone pode ter sido o “pior desastre climático que se abateu sobre o hemisfério sul”

Quatrocentos e trinta pessoas morreram em Moçambique, Zimbábue e Malaui pelo ciclone Idai, segundo os dados oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Até o momento, foram computados 1.432 feridos no desastre climático.

O pastor e cônsul de Moçambique no Brasil, Adilson Neves, cuja atuação no Espirito Santo, no Paraná e em Santa Catarina, disse que é uma tragédia. “A situação é dramática. Ainda é difícil saber com exatidão os danos do ciclone em toda a extensão”, afirmou.

Ciclone Idai passou no distrito de Buzi, perto de Beira, em Moçambique — Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko

O cônsul reforçou que a destruição foi tamanha e que o esforço também será enorme. “Temos uma destruição de Beira, a cidade mais atingida, em 90%, o que exigirá de um país pobre, um sacrifício muito grande nas próximas semanas, meses e até anos. Estamos acompanhando e observando diversas igrejas do Brasil ajudando, através das missões que atuam no país. Hoje, as ajudas internacionais maiores estão sendo enviadas pela ONU e pala Cruz Vermelha. Há ajudas dos governos Britânico, da Alemanha, de Portugal e do Brasil, que se manifestaram em colaborar, enviando recursos humanos, materiais e liberação de recursos financeiros”, relatou.

Tragédia

O ciclone Idai passou no Moçambique na última quinta-feira (14). Ele destruiu a cidade portuária de Beira, a segunda maior de Moçambique, com ventos de mais de 177 km/h, seguidos de chuvas torrenciais. Várias localidades ficaram inundadas. Depois, o ciclone seguiu para os países vizinhos Zimbábue e Malawi.

O ciclone já é considerado a maior tempestade tropical a atingir a região nas últimas décadas e a pior por ter atingido o sudeste do hemisfério sul.

Mais de 15 mil pessoas aguardam resgate. – Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters

AÇÃO E ORAÇÃO

O pastor reforçou que nesse momento é necessário orar pelo povo de Moçambique. “O que precisamos neste momento é oração e ação. Há diversas igrejas brasileiras que estão se mobilizando, mas é muito importante que haja mais socorro, seja em recursos financeiros, e ainda em ajuda com suprimentos médicos, água e medicamentos. Profissionais de saudê com coração missionário são muito bem vindos”, apelou Neves.

DOAÇÕES

Quem desejar ajudar o país com doações em dinheiro pode enviar qualquer quantia para a conta abaixo:

Banco Comercial de Investimentos
Conta N° 76160424 10 001
Conta Solidariedade
SWIFT CODE CGDIMZMA

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade