25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Sistema de trânsito rápido de ônibus da Colômbia será implantado no Estado

Centro OperacionalSegundo a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), o sistema de trânsito rápido de ônibus, mundialmente conhecido como BRT, implantado em Cali, na Colômbia, é o que mais se aproxima da realidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. O diagnóstico da equipe do Setop foi dado após uma visita à cidade colombiana para conhecer de perto os desafios e mecanismos adotados pelos governos que já implantaram o sistema.

Com o objetivo de ampliar os serviços de transporte público de passageiros na Região Metropolitana da Grande Vitória, o Governo do Estado tem trabalhado para desenvolver e implantar o projeto. “As ruas e avenidas de Cali têm a mesma largura, e há vários edifícios ao longo delas. Em alguns trechos foi possível visualizar como ficarão vias como a Reta da Penha e a Avenida Civit com corredores de ônibus”, explicou o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

- Continua após a publicidade -

A equipe também observou que um trecho de avenida só para ônibus e pedestres e outros em sistema binário para carros deram eficiência ao trânsito de Cali. O grupo pretende aplicar o modelo em vias da região central da Capital, como a Avenida Princesa Isabel, onde poderão circular apenas ônibus, e as Avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas, que podem funcionar em sistema binário.

Centro Operacional

Além do sistema de corredores exclusivos para ônibus, a Setop estuda a implantação de um Centro Operacional que permitirá o rastreamento de todas as atividades ao longo do dia, como rastreamento da frota e controle de embarque e desembarque nas estações e terminais.

O secretário Fábio Damasceno afirmou que a implantação do centro operacional tornará viável o sistema de trânsito rápido de ônibus. “Os ônibus do Sistema Transcol poderão circular com ondas verdes nos semáforos para evitar atrasos ao destino final”, ressaltou.

O projeto

O projeto de tráfego rápido de ônibus será implantado em etapas e deverá ser concluído em dezembro. A primeira delas terá 52 quilômetros de extensão e abrangerá os municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha. No primeiro semestre de 2012, a Setop espera licitar as obras, que deverão ser desenvolvidas ao longo de três anos.

Novos estudos

A partir da viagem, a equipe da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas já iniciou estudos complementares para agregar novas ações e tecnologias aos que estavam sendo projetados. A empresa Transmilenio, responsável pela administração do sistema de transporte coletivo de Bogotá, a Transmilenium, foi convidada a prestar consultoria no Espírito Santo. O representante da empresa deve vir no dia 31 de maio para apresentar o desenvolvimento e a implantação do sistema de Cali.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA