Simpósio marca temporada de observação de baleias

Poucas pessoas sabem, mas as baleias nascem e, depois, voltam para reprodução em águas capixabas (Fotografia - Divulgação)

O objetivo do evento é fomentar esta atividade como grande opção para o turismo capixaba

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, milhares de baleias-jubarte saem das águas geladas da Antártica em busca de temperaturas mais agradáveis e próprias para a sua reprodução. O que muita gente ainda não sabe, é que boa parte destas delas nasceu em território capixaba e retorna para ter seus filhotes aqui também!

Para marcar o início da temporada 2019, é realizado de 13 a 15 de junho o “II Simpósio Latino Americano sobre o Turismo de Observação de Baleias: status e perspectivas para a América Latina”, promovido pelo Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Em parceria com a Secretaria de Turismo do Espírito Santo, a Prefeitura de Vitória e o Sebrae-ES, o objetivo do evento é fomentar esta atividade como grande opção para o turismo capixaba, possibilitar o networking entre especialistas de diversos países e, ainda, elaborar uma carta que indicará o futuro das políticas públicas de observação de baleias nas cidades de Vitória e Vila Velha. Além disso, o simpósio contará com palestras e workshops voltados para a capacitação dos profissionais de turismo.

Segundo dados do Projeto Baleia Jubarte e Observatório do Turismo da PMV/Instituto Ecomares, na temporada de 2018, da segunda quinzena de julho até novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistagem de 10 baleias por embarque. Para este ano, a expectativa é que as embarcações turísticas deixem o píer da Praia do Suá um pouco mais cedo. Isso porque já foi identificada uma grande movimentação de baleias na costa capixaba.

O presidente do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Eduardo Camargo, responsável pela administração do Projeto, revelou estar otimista em relação à temporada 2019 de baleias- jubarte no Espírito Santo. “A comunhão dos esforços dos gestores públicos e do IBJ vão garantir a evolução responsável do turismo de observação de baleias no Estado como nunca organizado antes no Brasil. Já demos início ao monitoramento científico de toda a população de baleias, o que trará ainda mais informações para orientar a conservação da espécie e o turismo de observação sustentável no Estado”, diz ele.

II Simpósio Latino Americano sobre o Turismo de Observação de Baleias: status e perspectivas para a América Latina
Data: 13 a 15 de junho
Local: Sebrae – Rua Belmiro Rodrigues Silva, 170, Enseada do Suá
Entrada gratuita
Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Informações: (27) 98825-0440
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!