21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Parceria internacional pela preservação das baleias-jubarte

O Instituto Baleia Jubarte participou de reuniões com executivos de portos capixabas para desenvolver medidas de proteção às baleias

Por Redação ESBrasil

O Espírito Santo recebeu na última segunda-feira (8) a visita de Michael Fishbach e Mikaya Delphi, Diretor-executivo e Diretora de Comunicação da Great Whale Conservancy (GWC), uma das instituições não-governamentais mais importantes na pesquisa e conservação de baleias dos Estados Unidos. A agenda dos ambientalistas americanos teve como objetivo consolidar a parceria com o Instituto Baleia Jubarte para ampliar as medidas de proteção às baleias no país.

- Continua após a publicidade -

Os representantes do Instituto Baleia Jubarte, entidade parceira da GWC no Brasil, participaram de reuniões com executivos da Imetame e da Vale para conversar sobre possíveis parcerias para o desenvolvimento de medidas de prevenção de colisões de baleias com navios. Vale destacar que a Transpetro vem adotando essas medidas de forma pioneira no país no Terminal Almirante Barroso (SP), o maior porto de petróleo e gás da América Latina.

Segundo o Coordenador Regional do Instituto Baleia Jubarte, Paulo Rodrigues, “o Espírito Santo tem enorme importância na economia marítima do Brasil e é também uma região vital para as baleias-jubarte. Harmonizar a presença simultânea das baleias e dos navios é o desafio ao qual estamos nos propondo e, graças à soma de nosso trabalho de pesquisa de campo no estado com os profissionais da GWC, podemos viabilizar atitudes que se estendam tanto às necessidades da indústria como da proteção às baleias”.

Os pesquisadores também fizeram uma visita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, reforçando a importância da parceria com o município para a manutenção do Espaço Baleia Jubarte como centro de pesquisa e educação ambiental na região.

Visite

O Espaço Baleia Jubarte, em Vitória, conta com o museu da baleia, com um acervo de ossadas e materiais didáticos sobre baleias, o ambiente marinho e a importância da conservação marinha. Durante o passeio, os visitantes também têm a oportunidade de conhecer sobre o tema com os desenhos interativos da plataforma digital do Projeto.

Para a visitação guiada é preciso agendar com antecedência. O passeio educativo é gratuito para escolas da rede pública e também deve ser agendado previamente junto à administração do Projeto.

Onde fica: Praça do Papa, s/n – Enseada do Suá

Horário: Terça a domingo, das 09h às 17h

Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 [email protected]

Ingresso: R$ 10

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em facebook/projetobaleiajubarte , instagram/projetobaleiajubarte  e em baleiajubarte.org.br.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA