26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Setor de rochas: Capixabas participam de feira na Itália

A feira é uma das maiores do mundo no setor de rochas ornamentais e contará com 40 expositores brasileiros

Por Amanda Amaral 

O Brasil registra sua maior participação em 56 anos de Marmomac, uma das mais importantes feiras mundiais para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural. Entre as expositoras, 40 empresas brasileiras dos estados do Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

- Continua após a publicidade -

A edição 2022 da Marmomac acontece até sexta-feira (30), na cidade de Verona, na Itália. Os visitantes também contarão com uma área de exposição de peças de design e decoração confeccionadas em materiais naturais nacionais que será montada no corretor interno do Pavilhão do Brasil, instalado no Hall 11.

As empresas brasileiras que serão expositoras nesta edição da feira são: Amagran, Angramar, Bramagran, Brasigran, Cajugram, Calvi Granitos, Capital Granite, Comil Cotaxe, Corcovado Granitos, Decolores, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Granex do Brasil, Granipex, Granitos Colodetti, Granos Granitos, Imetame, Itinga Mineração, Levantina, Magban, Magnitos Magnago Granitos, Mameri Rochas, Marbrasa, Marcel Granitos, Margramar Granitos, Marmífera, Micapel Slate, Mineração Borchardt, Monte Negro Mármores e Granitos, Naturale Granitos, Nova Aurora, Pedra do Frade, Pemagran Group, Poliex Acabamentos Especiais, Quartzblue, Santo Antonio, Super Clássico e Thor Granitos e Mármores.

O estande brasileiro foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Vendas para a Itália

O Brasil é o principal fornecedor para a Itália, de acordo com dados extraídos do Comtrade e divulgados pelo Centrorochas. Somente nos últimos cinco anos (2017-2021), as vendas no segmento para os italianos representaram 19,8% de tudo o que foi importado pelo país. Em 2021, o faturamento brasileiro totalizou US$ 103 milhões de dólares, melhor resultado desse período.

Os granitos e quartzitos brasileiros em estado bruto são os materiais preferidos dos italianos. Juntos, eles representam 81% do consumo; totalizando respectivamente, em 2021, 32,9 milhões de dólares e 50,3 milhões de dólares. Em curva ascendente de crescimento, desde 2019, os quartzitos brutos superaram os granitos (nesse mesmo estado de acabamento) na preferência de compra; registrando aumentou em média de 26,05% ao ano, entre 2017 e 2021.

Historicamente a Itália se consolida como um dos principais mercados compradores de rochas ornamentais do mundo, se posicionando entre os mais importantes destinos desses materiais em estado bruto.

Escala internacional

O Brasil é o 4ª maior produtor mundial e o 5º entre os maiores países exportadores de rochas ornamentais. Além de possuir a maior diversidade geológica do mundo, o país também detém um grande parque fabril para fornecimento de produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras.

“Exportar não é só vender um produto para o mercado internacional, mas também é levar um pouco do Brasil mundo afora”, afirma o presidente do Centrorochas, Tales Machado, ao explicar que a Marmomac é extremamente importante para o Brasil. “Esta feira destaca as melhores novidades do setor em uma escala internacional, além de promover as principais características da rocha natural brasileira”, completou.

Escala para as demandas

Setor de rochas: Capixabas participam de feira na Itália
Para o presidente do Centrorochas, Tales Machado, a Marmomac destaca as melhores novidades do setor. Foto: DIvulgação/Centrorochas

Na sexta-feira (30), os visitantes da Marmomac poderão participar de uma palestra exclusiva sobre as potencialidades do Brasil neste segmento. Realizado pelo It’s Natural e com apoio do Centrorochas e da ApexBrasil, o encontro “Conheça o poder das rochas brasileiras” será conduzido pelo vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e pelo especificador internacional, Paulo Giafarov.

“O privilégio de possuir grandes reservas minerais permite a produção em alta escala para atender demandas em grandes volumes”, aponta Fabio Cruz. Graças à capacidade tecnológica de produção, as rochas brasileiras passam por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é reaproveitada.

“Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, salienta o especificador internacional de rochas ornamentais Paulo Giafarov que vai destacar também durante a palestra, sobre as possibilidades de uso e criação com as os materiais naturais brasileiros.

Sobre o It’s Natural 

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a ApexBrasil. O objetivo é estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

Com informações do Centrorochas. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA