Mais de 13 mil pessoas passaram pela feira, que em 2025 será realizada em São Paulo
Por Gustavo Costa
Na edição que promete ser a “saidera” – pelo menos no atual formato, local e nome – a Vitória Stone Fair 2024 terminou nesta sexta-feira mais uma vez cumprindo o seu objetivo enquanto vitrine do setor de rochas ornamentais do Estado para o mundo. Mais de 13 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Carapina, na Serra, durante os quatro dias de evento.
Os 250 estandes com as novidades em produtos e serviços do setor foram conferidas por especialistas, gestores e empresários de 56 países. Embora a Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, não tenha ainda fechado um número oficial de negócios gerados, o feedback geral parece ter sido muito satisfatório.
Empresas zeraram os seus estoques e fecharam parcerias durante o evento, tido como o melhor dos últimos anos. “Eu diria que foi a melhor feira dos últimos 10 anos. Já no primeiro dia, nós vendemos todo o estoque e recebemos muitas visitas na fábrica. Nós também revitalizamos nossas conexões com clientes antigos e fizemos novas atingindo outros mercados além dos Estados Unidos, como por exemplo, Ásia e Europa”, comemorou a representante comercial da Quartzblue, Carla Rodrigues.
Na parte de maquinário, a feira também foi muito rentável para os expositores, que trouxeram novos conceitos para o setor, sempre em busca de grande eficácia e bons resultados. “Vendemos duas máquinas e estamos com 18 propostas já encaminhadas. Conseguimos negociar bastante e foram bons dias de feira. Durante o período de Stone Fair, o terceiro dia foi o melhor em termos de vendas”, falou Luiz Augusto, gerente técnico da Dardi.
Em 2025, uma nova trajetória
Sem dúvida, a notícia que mais chamou atenção foi a de que a partir do ano que vem, a tradicional Vitória Stone Fair atravessa fronteiras e aterrissa em São Paulo. O evento passará a ser conhecido por Marmomac Brazil, e deverá acontecer entre os dias 18 a 20 de fevereiro, no Anhembi.
Os desdobramentos da mudança da feira ainda renderão muitos debates, tanto para o mercado local quanto para o nacional de rochas ornamentais. A CEO da Milanez & Milaneze, Flavia Milaneze, afirmou que o que não mudará a despeito da expansão é a força do evento no que se refere à apresentação de inovadores produtos, bons negócios e estabelecimentos de longas parcerias. “Esse é o nosso papel, promover o setor de pedras naturais, proporcionar esses encontros e o fechamento de negócios entre compradores e expositores. É assim que seguiremos, sempre em busca de novas possibilidades, com vistas ao crescimento e à expansão”, falou ela.
Além da realização da Milanez & Milaneze, a Vitória Stone Fair é promovida pelo Sindirochas e Cetemag, e tem o apoio do Centrorochas.