24.4 C
Vitória
segunda-feira, 16 DE setembro DE 2024

Sesa recomenda atualização dos dados do SUS para agendamento de consultas

Atualmente, 3.760 pacientes com autorização para cirurgias eletivas têm cadastro desatualizado, principalmente o telefone

Por Redação

Cerca de 3.760 pacientes aguardam procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas, mas não estão sendo informados devido à desatualização dos dados de contato. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesa) alerta aos capixabas para que atualizem suas informações no Sistema Único de Saúde (SUS).

- Continua após a publicidade -

A Sesa orienta que os usuários verifiquem a correção de seus dados comparecendo à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência em seu município para solicitar a atualização. Manter o cadastro completo, com endereço e telefone atualizados, é essencial para garantir o acesso aos procedimentos e consultas.

“Muitos pacientes não são localizados devido a alterações, especialmente no número de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. Por isso, reforçamos a necessidade de manter o cadastro atualizado para que, quando for chamado, a equipe possa localizá-lo”, explicou Tadeu Marino, subsecretário de Estado de Atenção à Saúde.

A Sesa está implementando o Plano Estadual de Redução de Filas (OperaES) e realizando uma força-tarefa para localizar os mais de 3 mil pacientes com dados desatualizados. O contato para agendamentos é feito principalmente por telefone, tornando a precisão das informações cadastrais ainda mais importante.

LEIA MAIS
Diretor do Lacen explica motivo da alta incidência de Febre de Oropouche no ES Diretor do Lacen explica motivo da alta incidência de Febre de Oropouche no ES - Estado registra 448 casos da doença e nenhum óbito até o momento
Fátima Pinho, sócia para a indústria de life sciences & health care da Deloitte. Foto: Galeno Garbe/Divulgação IA não vai tomar os postos de trabalho na saúde, diz especialista - Segundo Fátima Pinho, sócia e Líder de Healthcare na Deloitte Brasil, as tecnologias devem atuar como ferramentas que complementam o trabalho humano

Carolina Sanches, gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, destacou que, apesar da diminuição do número de cadastros desatualizados, o trabalho de atualização continua sendo essencial. “Embora estejamos realizando ações de busca ativa, é fundamental que os cidadãos atualizem seus cadastros na Unidade de Saúde mais próxima. Sem essas atualizações, pacientes com indicação para cirurgia podem não ser contatados quando chegar a sua vez”, afirmou.

Em 2023, a Sesa superou sua meta ao realizar 126.397 cirurgias eletivas, excedendo a meta de 110 mil cirurgias do Plano OperaES e registrando um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior. Para 2024, a meta é realizar 125.000 cirurgias eletivas, com 87.500 procedimentos realizados até a última segunda-feira (12), alcançando 70% da meta anual.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA