24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Sesa detalha como será a imunização de pessoas com comorbidades

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, detalhou como será a imunização de pessoas com comorbidades no Espírito Santo.

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (30), o secretário explicou que pessoas com Síndrome de Down, qualquer deficiência intelectual, fibrose cística, gestantes, puérperas e pessoas com obesidade mórbida, serão atendidas na primeira fase da vacinação do Estado.

“Definimos que toda a população do Espírito Santo que possua Síndrome de Down, qualquer deficiência intelectual, serão imunizadas entre a faixa de 18 a 59 anos. Também, da mesma forma, pessoas com fibrose cística, gestantes e puérperar, pessoas com obesidade mórbida com índice corporal acima de 40 anos, todos serão alcançados na primeira fase da imunização. Também as pessoas com deficiência permanente. As pessoas também em tratamento de terapia renal, de 18 a 59 anos, serão alcançadas na primeira fase. Na segunda fase, serão alcançadas as pessoas com demais comorbidades”, destacou Nésio Fernandes.

- Continua após a publicidade -

Neste grupo, será vacinada a população em ordem decrescente de idade, começando pelo grupo de 50 a 59 anos.

Consolidação da fase de recuperação

Ainda na coletiva, o secretário destacou que o estado conseguiu resistir a pior fase da pandemia sem colapsar o sistema de saúde.

“Conforme previsto, a última semana do mês de abril de fato consolida uma fase de recuperação da curva de casos, internações, ocupação hospitalar e óbitos no Espírito Santo. Nós devemos, de fato, ter ao longo da primeira quinzena de maio, a consolidação da fase de recuperação da 3ª fase da doença no nosso Estado”, destaca.

Mais 600 mil doses em maio

Nésio ainda afirmou que, ao longo do mês de maio, o estado tem a expectativa de receber mais 600 mil doses de vacinas.

“Isso permitirá que a gente consiga avançar na imunização plena da vacinação, e todo o público-alvo desenhado pelo Ministério da Saúde. Nos próximos 15 dias devemos receber um quantitativo suficiente da Coronavac para a segunda dose”.

Ocupação de leitos de UTI

O Espírito Santo tem expectativa positiva em relação à ocupação de leitos de UTI.

“É possível que até o final da próxima semana o ES ocupe uma taxa inferior a 80% da ocupação de pacientes internados em UTIs. Como anunciado, o mês de maio poderá caracterizar que municípios estejam classificados em risco baixo, moderado e poucos no risco alto. Iremos manter a previsão de abertura de leitos”, destaca Nésio Fernandes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA