Serra prevê implementação de bikes compartilhadas

0
923
Serra prevê implementação de bikes compartilhadas. Foto: Divulgação.

Tendência mundial de transporte, a bicicleta compartilhada é sustentável e promove o bem-estar 

Por Regina Trindade

A prefeitura da Serra, em parceria com o Governo do Estado, prevê a disponibilização de bicicletas compartilhadas para a população. Essa ação é pioneira no Espírito Santo. Ao todo, a expectativa é ofertar 330 bicicletas, adulto e infantil, em pontos estratégicos para a locomoção e lazer.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, haverá estações nos terminais de ônibus. Dessa forma, o cidadão terá a possibilidade de sair dos bairros para o local onde tem de pegar o transporte público utilizando a bike. 

“A expectativa é que o cidadão possa destravar as bicicletas utilizando o cartão de passagem de ônibus. No entanto, as regras que definem o uso dos veículos estão sendo definidas”, explica Halpher

Pontos

Para uso de adultos, serão ofertadas 10 bicicletas em cada um dos 35 pontos definidos. Os veículos estarão em Nova Almeida, Jacaraípe, Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Manguinhos, Morada de Laranjeiras, Civit I e II, Laranjeiras, Rosário de Fátima, Eurico Salles,  Bairro de Fátima e Cidade Continental.

Já as bikes infantis estarão disponíveis nas praças do Centro de Nova Almeida, Encontro das Águas em Jacaraípe, Central em Feu Rosa e nos parques da Cidade e Caminhos do Mar.

Ciclovias

Também há previsão do aumento da malha de ciclovias da Serra, que atualmente possui 72 quilômetros. A previsão é construir cerca de 113 quilômetros de ciclovias em vias existentes e outros 50 em novas vias que serão construídas.